Dia Mundial do Refugiado: A dignidade e segurança dos refugiados devem ser preservadas

20/06/2018 Internacionais Por: FICV Fotos: FICV

Genebra, Tendo em vista que o número de pessoas que forçadamente são obrigadas a deixar seus locais de origem ter atingido níveis históricos, e que muitos governos têm adotado novas políticas de restrição de imigração que aumentam o sofrimento daqueles que buscam asilo e segurança, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) clama pela segurança e dignidade de todos aqueles que estão pelo caminho.

Cruz Vermelha Brasileira recebe refugiados em sua sede nesta terça-feira (3)

“Nós estamos extremamente preocupados em ver a formação de um movimento contundente contra os princípios que guiaram nossa resposta coletiva a refugiados, pessoas em busca de asilo e pessoas em deslocamento,” disse o secretário geral da FICV, Elhadj As Sy.

“Dignidade, segurança, e respeito pelos direitos fundamentais de todas as pessoas são pilares do humanitarismo internacional, direitos humanos e lei de refugiados. Tudo isso está sendo posto em xeque de uma maneira que não temos visto há décadas,” acrescentou o Sr. Sy.

“Conclamamos pela proteção de todas as pessoas, independentemente da nacionalidade ou situação migratória. Em relação a refugiados e pessoas em busca de asilo, conclamamos os governos a cumprir os compromissos feitos com base na lei internacional.”

No dia 19 de junho, a Agência de Refugiados da ONU (ACNUR) divulgou relatório que aponta que 68.5 milhões de pessoas ao redor do mundo foram obrigadas a deixar suas casas em 2017.

“Reconhecemos que os Estados têm o direito de definir políticas migratórias, mas isso não deve ocorrer em detrimento do imperativo de aliviar o sofrimento de todas as crianças, mulheres e homens,” concluiu o Sr. Sy.

Em todo o mundo, as sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho proveem uma ampla gama de serviços a imigrantes e refugiados, nos países de origem, de trânsito e de destino

Leia mais sobre: ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link