Cidades Acessíveis
Os Programas Humanitários da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) são um conjunto de iniciativas de caráter continuado que visam garantir o alcance dos objetivos e estratégias definidos em quatro temáticas humanitárias emergenciais. Dessa forma, os Programas têm caráter permanente, sendo revisados e readequados a cada dois anos, alinhados ao planejamento estratégico institucional.
Os quatro programas irão contar com um fundo de recurso para que auxilie as nossas respostas nessas quatro temáticas, devendo contar com grande parte de parceiros possíveis, elaborando propostas de projetos e protocolos para acionamento.
Cidades Acessíveis
Cidades inteligentes para combater a desigualdade social é uma estratégia da CVB que visa usar a tecnologia como um aliado no combate às desigualdades sociais, seja facilitando do acesso a ela em comunidades remotas, seja criando mecanismo e dispositivos que facilitem a vida das pessoas.
O investimento em tecnologia é uma das maneiras mais efetivas para ajudar os países em desenvolvimento a superar suas dificuldades.
Projetos Abertos para financiamento:
- Impressão 3D (Vila 3D)
- Casas autossustentáveis construídas por impressão 3D para famílias vulneráveis.
- Utilizar a inovação como principal ferramenta de construção de habitações dignas, seguras, viáveis e de interesse social. Ambientes integradores, com uma biblioteca comunitária e uma horta, bem como de espaços comerciais, nos quais residentes podem se capacitar e desenvolver negócios, integrando-os ao complexo.
- Abrigo, oportunidades e cidadãos como agentes de transformação.
- Ônibus da Vacinação
- Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 por meio de dois ônibus com estrutura para realizar atividades de vacinação, incluindo também atividades de prevenção e promoção à saúde, alcançando a população de difícil acesso que vive em alto grau de vulnerabilidade social.
- Projeto Colibri
- Colibri é um dispositivo para que pessoas com deficiências motoras usem computadores e dispositivos móveis com movimentos da cabeça e piscar de olhos;
- Inclusão social da pessoa com deficiência;
- Acessibilidade enquanto prioridade.
- Saúde Digital
- Realização do advocacy sobre a temática de saúde digital, telemedicina e democratização no acesso da medicina online principalmente em locais remotos;
- Implementação de ações de construção e reforma de espaços para que se adequem a receber a tecnologia para a melhora de vida.