Primeiros Socorros nas Escolas

Escolas devem se adequar à lei que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino.

A partir deBANNER (2) março de 2019, todas as escolas do Brasil deverão ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação da 13.722, chamada Lei Lucas, que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

A Cruz Vermelha Brasileira é referência em primeiros socorros e segue as diretrizes do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Os cursos são ministrados por especialistas na área e têm carga horária mínima de 4 horas.

O conteúdo é adaptado às necessidades do ambiente escolar, usando exemplos do dia a dia.  Ao final do treinamento, são emitidos os certificados determinados pela lei, o que garante a conformidade do estabelecimento de ensino.

Entre em contato

Para obter mais informações sobre o treinamento, entre em contato pelo telefone 21-2507-3392 (Ramal 205) ou pelo e-mail gestaodecaptacao@cvb.org.br .

Por que Lei Lucas?

A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o curso ensina a lidar.

A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

A Cruz Vermelha Brasileira disponibiliza cursos de Primeiros Socorros para todos que querem saber quais procedimentos são adotados em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), intoxicação, engasgo e muitas outras situações de emergência que qualquer pessoa pode enfrentar no dia a dia.

Há vários cursos. O básico dura 4 horas. O avançado, 30 horas. Todos são ministrados por instrutores capacitados pela CVB, de acordo com a didática do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, sediado em Paris.

Os cursos são realizados na sede da CVB, para grupos entre 10 e 15 pessoas, ou nas empresas que queiram contratá-lo para seu corpo de funcionários. Por mais de um século, a Cruz Vermelha é referência mundial em Primeiros Socorros. A cada ano, 14 milhões de pessoas são treinadas pelo conjunto das Sociedades Nacionais que compõem a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 192 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Para mais informações, não deixe de nos contatar: gestaodecaptacao@cvb.org.br

Telefone: (21) 2507 33 92 – Ellen Telhado

campanha-de-primeiros-socorros-1

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link