Cruz Vermelha Brasileira promove atividades no dia mundial de combate à tuberculose

23/03/2018 Por: Thiago Pessanha Fotos: Divulgação

A Cruz Vermelha Brasileira recebe, neste sábado (24), especialistas e autoridades para o Primeiro Seminário da Tuberculose, evento que marca o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Campanha contra Tuberculose (1)

As mesas temáticas vão debater melhorias nas políticas públicas de combate à doença, que está entre as 10 que mais matam em todo o mundo. A OMS estima que o número de mortes por tuberculose seja de 1,6 milhão de pessoas por ano.

No Brasil, são registrados, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70 mil novos casos de tuberculose por ano.  Mesmo com tratamento eficaz e gratuito oferecido pelo sistema público de saúde, houve 4.500 mortes pela doença, em 2015, último ano com dados consolidados.

Segundo especialistas, o principal problema é que é grande o número de pacientes que abandonam o tratamento antes do término e acabam desenvolvendo formas mais resistentes da doença. Também há muitos casos em que o paciente é soropositivo, o que torna o quadro mais delicado.

Na sede da Cruz Vermelha Brasileira, além do debate, o público poderá conferir a exposição “A Peste Branca”, da Fundação Oswaldo Cruz, que conta a história da tuberculose e as formas primitivas de tratamento.

A Cruz Vermelha Brasileira, com apoio de seus voluntários e parceiros, vai orientar a população sobre medidas de prevenção e tratamento da tuberculose, além de oferecer serviços gratuitos de saúde e atividades diversas, das 9h às 13h. Confira abaixo a programação. Informações para a imprensa e credenciamento pelo telefone (21) 2507-3577.

Campanha contra Tuberculose (2)

Leia mais sobre:
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link