Cruz Vermelha Brasileira participa de treinamento de logística de desastres ministrado pela ONU

03/06/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: Pedro Garbellini/WFP

IMG_7801

O curso foi ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em parceria com o Logistics Cluster 

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi uma das 32 participantes do curso “Capacitação de Coordenação Logística para Emergências”, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de maio, ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em parceria com o Logistics Cluster, o maior grupo de logística da Organização das Nações Unidas (ONU). O treinamento foi liderado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP). 

A capacitação teve carga horária total de 14 horas, sendo 2 horas de Ensino à Distância (EaD) e 12 horas presenciais. O objetivo da aprendizagem foi “promover o desenvolvimento de capacidades logísticas em emergência; compartilhar conhecimento institucional e boas práticas em gestão de logística humanitária; e promover a cooperação logística entre atores públicos, privados e humanitários no Brasil”, de acordo com o CBMMG.

A coordenadora nacional do departamento de Logística da Cruz Vermelha Brasileira, Nathália Neves, comenta a importância de um treinamento que capacita os agentes humanitários em situações de desastres. “Foi importantíssimo para aprimorarmos e aprendermos ainda mais como humanizar as operações e realizar uma atividade com a segurança de sabermos que somos capacitados a levar a ajuda humanitária, mesmo em meio a uma grande tragédia”, afirma.

IMG_7992-2

Para Leonardo Ali, coordenador nacional do departamento de Gestão de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha Brasileira, o curso “foi feito para entender como funciona a logística na situação de emergência, como que os atores podem atuar e em último caso, numa esfera muito superior, numa situação de desastre, como acontece, por exemplo, no Iêmen, que é onde o cluster de logística atua, saber como acionar esses mecanismos”. 

O coordenador nacional também fala sobre a importância da presença da instituição no treinamento de logística de desastres, que pôde adquirir conhecimento não somente para a ativação do cluster, mas também de como funcionam as operações humanitárias em outros países. “Agrega para a instituição um apoio mais qualificado e profissional de ajuda humanitária em todo o território nacional”, afirma. 

Participaram do curso a vice-presidente nacional da CVB, Luciana Pordeus; o coordenador nacional de Gestão de Riscos e Desastres, Leonardo Ali; a coordenadora nacional de Logística, Nathália Neves; as representantes da filial da Cruz Vermelha Brasileira em Minas Gerais, Flávia Cristiane e Patrícia Barroso; e Yumi Honda, representante da filial do Distrito Federal. 

IMG_7941

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link