(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira participa de treinamento de logística de desastres ministrado pela ONU

03/06/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: Pedro Garbellini/WFP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

IMG_7801

O curso foi ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em parceria com o Logistics Cluster 

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi uma das 32 participantes do curso “Capacitação de Coordenação Logística para Emergências”, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de maio, ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em parceria com o Logistics Cluster, o maior grupo de logística da Organização das Nações Unidas (ONU). O treinamento foi liderado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP). 

A capacitação teve carga horária total de 14 horas, sendo 2 horas de Ensino à Distância (EaD) e 12 horas presenciais. O objetivo da aprendizagem foi “promover o desenvolvimento de capacidades logísticas em emergência; compartilhar conhecimento institucional e boas práticas em gestão de logística humanitária; e promover a cooperação logística entre atores públicos, privados e humanitários no Brasil”, de acordo com o CBMMG.

A coordenadora nacional do departamento de Logística da Cruz Vermelha Brasileira, Nathália Neves, comenta a importância de um treinamento que capacita os agentes humanitários em situações de desastres. “Foi importantíssimo para aprimorarmos e aprendermos ainda mais como humanizar as operações e realizar uma atividade com a segurança de sabermos que somos capacitados a levar a ajuda humanitária, mesmo em meio a uma grande tragédia”, afirma.

IMG_7992-2

Para Leonardo Ali, coordenador nacional do departamento de Gestão de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha Brasileira, o curso “foi feito para entender como funciona a logística na situação de emergência, como que os atores podem atuar e em último caso, numa esfera muito superior, numa situação de desastre, como acontece, por exemplo, no Iêmen, que é onde o cluster de logística atua, saber como acionar esses mecanismos”. 

O coordenador nacional também fala sobre a importância da presença da instituição no treinamento de logística de desastres, que pôde adquirir conhecimento não somente para a ativação do cluster, mas também de como funcionam as operações humanitárias em outros países. “Agrega para a instituição um apoio mais qualificado e profissional de ajuda humanitária em todo o território nacional”, afirma. 

Participaram do curso a vice-presidente nacional da CVB, Luciana Pordeus; o coordenador nacional de Gestão de Riscos e Desastres, Leonardo Ali; a coordenadora nacional de Logística, Nathália Neves; as representantes da filial da Cruz Vermelha Brasileira em Minas Gerais, Flávia Cristiane e Patrícia Barroso; e Yumi Honda, representante da filial do Distrito Federal. 

IMG_7941

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f205:2c4:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link