Maratona contra mosquito e vírus zika

12/08/2016 Por: Jorge Velloso

No segundo mês do Projeto Zika Brasil, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) seguiu com o trabalho de combate ao aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. No Ceará, a instituição teve direito a uma tenda na 15° Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, onde voluntários distribuíram panfletos educativos. A equipe aproveitou o evento para também aferir pressão arterial e glicemia. A capital do estado foi palco de outras importantes ações educativas, como a que aconteceu na Praça do Ferreira, com a cobertura de TVs e rádios locais.

Em Sergipe, curso de capacitação de voluntários para atuarem no combate ao mosquito e à propagação do vírus também foi divulgado pela imprensa local. Na Paraíba, voluntários seguiram atuando na “Caravana do Coração”, resultado deuma cooperação técnica com a secretaria de Saúde estadual, que levou informação e serviços a 13 municípios do estado.

Em Alagoas, a CVB capacitou mais de 150 agentes comunitários de saúde com instruções de Primeiros Socorros e foco nas epidemiologias dengue, zika e chikungunya (conceitos, transmissão, prevenção e cuidados de combate ao mosquito aedes aegypti). Domicílios da comunidade Vila Brejal foram visitados e rodas de conversas, com exibição de vídeo sobre o ciclo do mosquito e entrega de repelentes, aconteceram no Centro de Reestruturação Renovar e na Delegacia Especializada de Roubos da Capital.

No Rio Grande do Norte, voluntários atuaram nos principais pontos turísticos da capital, entregando folders e preservativos, e visitaram mais de 200 domicílios da Ocupação 8 de julho, no bairro Planalto. A coordenação do município de Currais Novos aproveitou a tradicional “Festa de Sant’Ana” para informar o público presente e distribuir quase dois mil preservativos. Atividade educativa também foi realizada na cidade para cerca de 150 jovens e crianças.

No período, também houve a oficina de formação de facilitadores dos cursos de Zika, Controle de Epidemias para Voluntários (CEV), Apoio Psicossocial (APS) e Saneamento e Promoção de Higiene (SPH). Conduzida pelo Centro de Referência Institucional em Preparação para Desastres (CREPD), sediado em El Salvador, formou 27 participantes de diferentes regiões do país. A oficina teve o apoio da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Leia mais sobre: ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link