Força tarefa emergencial da Cruz Vermelha Brasileira no RS ajuda cerca de 500 pessoas diariamente

17/05/2024 Por: Cruz Vermelha Brasileira

WhatsApp Image 2024-05-10 at 13.50.03 (1)

Além das ações, estão sendo realizadas em média três turmas do curso básico de formação institucional para aumentar o time de voluntários

Intitulada de Operação Anhanguera, a força tarefa emergencial da Cruz Vermelha Brasileira (CBV) no Rio Grande do Sul, com base na cidade de Caxias do Sul, tem atuado de forma intensa. Segundo relatório de atividades, diariamente, cerca de 500 pessoas estão sendo ajudadas por meio dos donativos e suporte oferecido pela instituição na região.

“Desde a identificação da necessidade emergencial, após fortes chuvas atingirem o estado no final de abril e na primeira quinzena de maio, a Cruz Vermelha Brasileira tem se movimentado e com a mão amiga de empresas privadas e o apoio do poder público, o tem possibilitado agilidade para que a ajuda chegue até as comunidades mais atingidas”, relata o presidente em exercício da CVB, Kleber Maia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), ao menos 157 mil moradores foram afetados, e até a manhã da última quarta-feira (15/05), 13,8 mil pessoas seguem em abrigos no estado.

Diante da situação de calamidade pública, a Cruz Vermelha Brasileira tem atuado em diferentes ações. Segundo relatório divulgado pela filial de Caxias, até terça-feira (14/5), a instituição: distribuiu 989 litros de água, 238 kits de alimentos, abrangendo cestas básicas e kits específicos, cerca de 213 unidades de kits de roupas e 45 sacolas, totalizando aproximadamente 540 litros de volume de roupas doadas.

No local são recebidos e armazenados o material recebido de todo o Brasil que passa por uma triagem rigorosa até chegar ao destino final. Além das doações específicas, a CVB encaminhou itens diversificados, incluindo cobertores, kits de limpeza e de higiene pessoal, medicamentos, colchões, travesseiros, fraldas e panelas.

“A Operação Anhanguera, engloba o recebimento, triagem e distribuição de donativos, além da formação de novos voluntários, sendo em média três turmas por dia, formando até 40 voluntários por turma. Cerca de 494 pessoas podem ser atendidas diariamente com a distribuição de água, estimando que cada kit alimenta uma família de 4 pessoas por cerca de uma semana. Assim, aproximadamente 952 pessoas podem ser atendidas”, fala Djair Soares, Coordenador Nacional de Primeiros Socorros e Desastres, sobre a quantidade de pessoas beneficiadas.

 Além das doações de itens essenciais, a instituição usou vários veículos para transportar as doações e realizou entrega de alimentos e medicações em Guaíba e região. A missão foi realizada junto com a Receita Estadual. Ademais, com o apoio da prefeitura de Flores da Cunha, três veículos são enviados diariamente para o Vale do Taquari, distribuindo donativos nos municípios de Lajeado, Estrela, Encantado, Muçum, Roca Sales e Cruzeiro do Sul.

Ainda, no dia 14 de maio, a CD da Anhanguera recebeu a visita do Governador do estado do RS, Eduardo Leite e do prefeito da cidade de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, que estiveram presentes outras autoridades estaduais e municipais, bem como os representantes da Casa Civil, Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFCV), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e da CVB Nacional.

“Este esforço reflete uma coordenação significativa e um comprometimento comunitário com o bem-estar das populações necessitadas. A diversidade de itens doados garante uma assistência ampla, abrangendo necessidades básicas de alimentação, higiene e vestuário, além de suporte adicional como medicamentos e artigos para o lar”, diz Diego Monteiro, presidente da filial de Caxias do Sul da CVB.

Apoio humanitário e suporte à saúde

Na última quarta-feira (15), foram enviados uma carreta e um caminhão de donativos para São Leopoldo, em apoio ao governo local e à sociedade organizada. Em Canoas, no abrigo da Ulbra, são entregues cerca de 7.000 sanduíches prontos diariamente.

Além disso, a CVB, em parceria com o Governo do Estado, realizou o transporte de Alexandre, um menino tetraplégico com doença rara, para tratamento no Hospital de Clínicas.

As marcas Colgate e Palmolive forneceram seis carretas de produtos de higiene e limpeza. Os medicamentos são fornecidos pela Eurofarma e estão sendo encaminhados por meio de quatro caminhonetes cedidas pela General Motors (GM) e um ônibus de saúde disponibilizado pela Mercedes Benz. Essas ações são fundamentais para garantir o apoio e a assistência às comunidades atingidas, evidenciando a solidariedade e a união de esforços em momentos críticos.

 Acesse o relatório emitido pela filial.

 

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link