Federação Internacional terá sede no Brasil

08/12/2016 Internacionais Por: Jorge Velloso Fotos: Divulgação

img_9724

Em breve, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) terá um endereço no Brasil. Com o acordo de sede firmado com o governo brasileiro, o país passa a integrar um restrito grupo de nações que têm em seu território representantes dos três segmentos do Movimento Internacional de Cruz Vermelha: Sociedade Nacional de CVB; FICV e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

img_9725 O Acordo que vai permitir a instalação de um escritório da FICV em nosso país e que abrirá novas perspectivas de cooperação foi assinado, em Brasília, pelo secretário-geral da Federação, Elhadj As Sy. Na comitiva que veio ao Brasil também estiveram o diretor regional para as Américas, Walter Cotte, e o chefe do escritório do cone Sul – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – Alexandre Claudon. Os representantes da Federação foram recepcionados pela presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Rosely Sampaio, que também compareceu ao ato da assinatura do acordo.

Nos dois dias que permaneceu em Brasília, a comitiva formada pelos membros da FICV e a da direção nacional da Cruz Vermelha Brasileira foi recebida no Palácio do Planalto, no Itamaraty e no Congresso Nacional.

No Palácio do Planalto os integrantes foram recebidos na Casa Civil da Presidência da República para tratar dos seguintes temas: doação de terreno para a sede da CVB no Distrito Federal; atualização da legislação federal relacionada ao  papel da CVB e regras de uso e proteção do emblema; possibilidades de parcerias com o governo federal junto aos ministérios que têm o direito de indicar representantes para a assembleia da CVB; e normas relacionadas com a sustentabilidade da Sociedade Nacional.

Na solenidade de assinatura do acordo de sede, no Itamaraty, o secretário-geral da FICV defendeu a ampliação do espaço de atuação da Cruz Vermelha Brasileira no território nacional e em eventual apoio a outras Sociedades Nacionais coirmãs.

Na visita ao congresso nacional, a presidente da CVB apresentou os representantes da FICV ao deputado federal Benito Gama, presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Cruz Vermelha Brasileira. Nesta audiência, Benito Gama reafirmou seu compromisso de mobilizar esforços no parlamento para apoiar as Filiais Estaduais e Municipais, sob a coordenação do Órgão Central da CVB. O secretário geral convidou o deputado, junto com outros parlamentares, para visitar a sede da Federação em Genebra.

Em reunião interna entre a CVB e os representantes da FICV também foram tratados os seguintes temas: implantação do novo estatuto; Conferência Interamericana de Cruz Vermelha no Brasil, em 2019; fortalecimento do Princípio da Unidade na CVB e ampliação do quadro de voluntários.

Leia mais sobre: , ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

  • Federao Internacional ter sede no Brasil Leia mais em wwwcruzvermelhaorgbr
  • Juventude da Cruz Vermelha Brasileira lana novo logo Leia maishellip
  • Em apoio ao Centro de Referncia Global de Primeiros Socorroshellip
  • Seja voluntrio! Acesse wwwcruzvermelhaorgbr e saiba como CruzVermelhaBrasileira