Cruz Vermelha Brasileira realiza primeiras entregas da campanha SOS Chuvas Minas em 2022

13/01/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: Divulgação/Ascom CVB-MG

“Pelo menos a gente está viva, ninguém morreu aqui”, reflete, encostada sobre a parede molhada, a dona de casa Carla Roberta da Conceição, 48 anos, enquanto busca superar o desalento da perda de absolutamente tudo que se acomodava na pequena residência de Honório Bicalho. Distrito de Nova Lima (MG), a região foi uma das mais castigadas do estado pela inundação das chuvas no último fim de semana.

Parcimoniosa, dois dias de balde às mãos e já acostumada com o tingir do barro sobre a roupa, ela percorre cada canto da casa e mostra onde a água do Rio das Velhas, que passou dos três metros de altura, deixou a tristeza dessa passagem. “A cozinha era toda planejada, foram os móveis, foi tudo”, exemplifica.

Carla e os outros moradores de Bicalho – como o local é por eles chamado – foram os primeiros a receber a entrega de doações, de porta em porta, da campanha SOS Chuvas, da Cruz Vermelha em Minas Gerais, no ano de 2022.

Mais de três toneladas de produtos de limpeza, rodos, enxadas, kits de higiene pessoal e água mineral foram entregues pela instituição nesse distrito, na localidade vizinha de Santa Rita e também no município de Rio Acima. Sob a lama que ainda encobre as ruas, os voluntários da CVB-MG buscaram minorar o sofrimento das famílias com a entrega dos itens mais urgentes para a limpeza e o início da reconstrução de suas vidas.

“Viemos para essas três localidades porque sabíamos que aqui as águas já baixaram e conseguiríamos entrar para fazer as entregas. No entanto, muitas outras regiões em torno de Belo Horizonte ainda estão ilhadas e precisarão do nosso apoio. Estamos monitorando permanentemente esses locais para montar nosso plano de ação”, diz o presidente estadual da CVB-MG, Ricardo Márcio Ribeiro.

Parte das doações veio da Cruz Vermelha, parte foi disponibilizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da campanha Assembleia Solidária. Já as entregas só foram possíveis a partir do trabalho voluntário compartilhado com grupos de trilheiros, praticantes de esportes na região como motoqueiros e ciclistas, unidos a partir da solidariedade e a bordo de veículos 4×4. O trabalho deve continuar nos próximos dias.

A Campanha SOS Chuvas Minas seguirá ao longo de todo o período chuvoso e a Cruz Vermelha pede a participação da população. Estão sendo recolhidas doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, vassouras e rodos, baldes, colchões de casal e solteiro novos.

As entregas podem ser feitas na sede da instituição, na Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro de Belo Horizonte. Quem quiser, também pode fazer sua doação financeira pelo Pix da CVB-MG, a partir da chave secretaria@cvbmg.org.br.

Mais informações pelo telefone (31) 3239-4200

WhatsApp Image 2022-01-13 at 11.15.00

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link