Cruz Vermelha Brasileira intensifica trabalhos na luta contra a Febre Amarela

22/01/2018 Por: Fátima Freitas Fotos: Leonardo Ali

Fim de semana teve ação em Petrópolis e amanhã, 23/01, será a vez do Complexo da Maré

Cruz Vermelha Brasileira intensifica trabalhos na luta contra a Febre Amarela (6)

A Cruz Vermelha Brasileira – filial Petrópolis – com o apoio do Órgão Central – intensificou suas ações preventivas e de conscientização contra a propagação da febre amarela. A ação, que contou com a participação de 32 voluntários da secular instituição, foi realizada neste domingo, 21/01, na Comunidade São João Batista, que fica localizada no bairro Duarte da Silveira, em Petrópolis, Região Serrana.

Cruz Vermelha Brasileira intensifica trabalhos na luta contra a Febre Amarela (2)Foram realizadas, aproximadamente, 350 visitas domiciliares com a entrega de material gráfico educativo e repelentes, alcançando indiretamente a 1.700 pessoas. Na busca ativa, foi usada uma ferramenta (aplicativo ODK) que possibilita coletar dados precisos em tempo real. Com o uso do aplicativo foi constatado que em 55% das casas visitadas moram pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela. Amanhã, 23/01, voluntários da Cruz Vermelha Brasileira – filial Rio de Janeiro – farão a ação de prevenção e combate à febre amarela no Complexo da Maré (Vila Olímpica), Região Metropolitana.

A mesma atividade foi realizada na semana passada no Complexo do Alemão, onde aconteceram também palestras de prevenção educativa. O primeiro encontro no Complexo do Alemão ocorreu no Centro de Referência da Juventude. Lá, crianças e adolescentes, juntamente com seus pais, conheceram melhor o papel da Cruz Vermelha Brasileira e a importância da prevenção à doença. O núcleo de ação social esportiva “Abraço Campeão”, que desde 2014 atende moradores de 8 a 29 anos de idade, também foi visitado voluntários da Cruz Vermelha Brasileira. Fundado pelo boxeador Alan Duarte, o projeto utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento social e cidadania.

O terceiro e último ponto visitado pela equipe foi o Educap – Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção, onde houve distribuição de roupas e de material educacional contra a febre amarela. A prevenção à doença é um trabalho constante e de ação conjunta. Sendo assim, a Cruz Vermelha Brasileira conta com o apoio de todos.

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 05 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Têm como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Cruz Vermelha Brasileira intensifica trabalhos na luta contra a Febre Amarela (4)

Leia mais sobre:
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link