A Cruz Vermelha Brasileira anunciou, nesta sexta-feira (10/5), que está acompanhando de perto a situação de calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul após fortes chuvas atingirem o estado. O presidente nacional em exercício, Kleber Maia, enfatiza o compromisso da organização em enfrentar os desafios decorrentes dos alertas de chuva na região. “Estamos acompanhando de perto a situação e mobilizando esforços para implementar ações de assistência humanitária”, afirma Kleber.
A instituição, que está com diferentes pontos de atuação, está concentrando a logística de receber, armazenar e distribuir donativos na filial de Caxias do Sul, garantindo acesso terrestre para todas as regiões do estado. “Em colaboração com os órgãos responsáveis e parcerias estratégicas, como DHL, Eurofarma, Mercedes Benz e GM, estamos fortalecendo nossas operações logísticas para garantir a efetividade das ações, facilitando a entrega de ajuda nos pontos necessários”, explica o presidente da instituição em exercício.
As definições das ações aconteceram a partir de uma reunião entre o secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim e o coordenador nacional de gestão de risco e desastre da Cruz Vermelha, Djair Soares. As equipes estão mobilizadas e atuando em diversas áreas, incluindo gestão de riscos e desastres, voluntariado, primeiros socorros, saúde, logística, restabelecimento de laços familiares, apoio psicossocial e cooperação internacional.
Um ônibus de saúde adaptado, equipado com consultórios e salas de procedimentos, foi deslocado para oferecer suporte às demandas da população afetada. “Nossa equipe de resposta nacional especializada para desastres está sendo empregada conforme as necessidades identificadas e o planejamento da CVB. Contamos ainda com o apoio de voluntários para apoiar as ações específicas no estado”, pontua Maia.
A Cruz Vermelha Nacional reforça que está comprometida em oferecer ajuda e esperança à população do Rio Grande do Sul durante essa crise.