Consequências do incidente de segurança grave em Jalalabad, Afeganistão

02/08/2013 Internacionais Por: Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Operações do CICV no Afeganistão: Necessidades permanecer a principal preocupação

BACKGROUND

Em 29 de Maio de 2013, o escritório do CICV em Jalalabad  sofreu um ataque armado. Um membro da equipe, Abdul Bashir Khan, foi morto e outros três feridos. Sr. Khan deixa uma esposa e oito filhos para trás. Este foi o primeiro ataque desse tipo em quase 30 anos da presença do CICV no Afeganistão. Apesar da gravidade do incidente, o CICV continua firmemente empenhado em suas atividades humanitárias no Afeganistão e garantindo que pessoas necessitadas sejam assistidas.

CICV confirma a identidade

O CICV decidiu se concentrar em atividades humanitárias essenciais para atender às necessidades mais prementes das pessoas afetadas por conflitos armados. Ele quer manter sua estratégia de ter uma identidade central construída sobre proteção e saúde. Entre outras atividades,  vai continuar a ajudar milhares de amputados e outras pessoas com deficiência por meio de seus serviços de reabilitação física, manter o seu envolvimento nos cuidados e serviços de hospital para feridos de guerra, visitar as pessoas detidas nos principais locais de detenção no país e no exterior e ajudar a restabelecer o contato entre membros de famílias separadas pelo conflito.

Em conformidade com o seu mandato, o CICV sempre estendeu a mão para as partes em conflito para simplesmente promover a humanidade, consciência e respeito às regras da guerra e vai continuar a fazê-lo. O CICV vai continuar a monitorar os efeitos de conflitos armados sobre a população civil e outras pessoas protegidas. O CICV vai manter um diálogo com todas as partes, incluindo a oposição armada, para garantir a aceitação e o respeito por seu trabalho humanitário e para garantir um diálogo permanente sobre questões de interesse humanitário.

À luz do ataque muito sério em maio e, tendo em vista a manutenção da identidade descrita acima, o CICV está se adaptando a sua presença, o escopo de ação, organização e modus operandi, tudo isso com o objetivo de encontrar um equilíbrio entre o seu compromisso ao esforço humanitário no Afeganistão e a segurança operacional de sua equipe. MOVIMENTO Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho A Sociedade Nacional do Crescente Vermelho Afegão e do CICV continuam a trabalhar juntos para oferecer ajuda direta às pessoas afetadas pelo conflito. Além da distribuição de alimentos e outros itens, essas organizações também realizar projetos cash-for-work (comida em troca de trabalho) em várias províncias para que chefes de família para sustentar suas famílias. Eles fornecem ajuda humanitária de emergência para as pessoas afetadas pelo conflito, restabelecerem os laços familiares, fornecer medicamentos e outros suprimentos médicos para as clínicas do Crescente Vermelho Afegão em todo o país. Com o apoio do CICV, o Crescente Vermelho Afegão dá primeiros socorros em comunidades afetadas pelos combates, e mantém o público ciente das atividades do Movimento. O CICV e o Crescente Vermelho afegão renovaram seu acordo de parceria-estrutura para 2013 e 2014. Possui um compromisso de entrega conjunta de ajuda humanitária.

Além disso, outras Sociedades Nacionais e a Federação continuam a apoiar o Crescente Vermelho Afegão para garantir a gestão da saúde em situações de desastres naturais e outras emergências, os seus programas de cuidados de saúde com base na comunidade, e seu trabalho de apoio psicossocial. Eles também fornecem suporte estrutural para o desenvolvimento organizacional e gestão de logística. Todas essas atividades humanitárias irão promover uma aceitação melhor da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, como neutro, imparcial, independente e legitimamente de natureza humanitária.

 

Leia mais sobre:
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link