Centro Nacional de Treinamento de Primeiros Socorros é inaugurado pela Cruz Vermelha Brasileira

09/11/2021 Primeiros Socorros Por: Ana Luiza Serrão Fotos: André Benício

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) inaugurou, nos últimos dias, o seu Centro Nacional de Treinamento de Primeiros Socorros no palácio da instituição, no Rio de Janeiro. O local, financiado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), conta com equipamentos que visam facilitar o aprendizado de habilidades práticas sobre o tema e com manequins para aulas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), além de um simulador de ambulância com metodologias tecnológicas, entre outros.

De acordo com o coordenador nacional de primeiros socorros, Djair Soares, essas habilidades são simples e salvam vidas. “O Centro de Treinamento é feito justamente para trazer o que há de mais tecnológico e inovador na área de urgência e emergência. A ideia é justamente a gente preparar, de uma forma mais exemplar, todos os nossos instrutores a nível nacional, multiplicando isso dentro das nossas filiais, dando também oportunidade a toda a sociedade nessa parte de capacitação”.

“A gente tem metodologias de ensino interativo que vamos desenvolver com esses alunos, e também a parte de simulação realística, trazendo o que há de mais tecnológico nessa parte dos treinamentos, com a proximidade da realidade naquelas condutas, seja na parte de controle de hemorragias ou de RCP, onde nós temos os manequins de alta fidelidade que trazem de forma qualitativa essa questão da reanimação, com frequência, profundidade, dinâmica de compressão e ventilação”, prossegue.

Segundo a coordenadora de cooperação do CICV para o Brasil, Jamile Larias Chequer, é comum as pessoas associarem o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho à prática dos primeiros socorros. “Acredito que a Cruz Vermelha Brasileira tenha avançado muito nesse quesito, e há um papel fundamental nisso. Esperamos que com esse Centro a Cruz Vermelha Brasileira tenha mais pessoas treinadas”.

Além disso, Chequer detalha que o Comitê Internacional forneceu os mecanismos necessários a organização, pois compreendeu que os objetivos da CVB estavam muito alinhados à estratégia de uma Sociedade Nacional. “Foi um prazer para o CICV poder apoiar a ideia, mas, pra gente, mais importante do que o Centro é essa visão que a instituição tá desenvolvendo no que diz respeito aos primeiros socorros”.

Para o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, o intuito do Centro de Treinamento é evoluir e dar continuidade ao trabalho já realizado pela instituição. “Temos a percepção do quão importante é investir no cuidado e no amparo à população em diversas áreas, especialmente no ensino prático dos primeiros socorros, visto que ele se caracteriza como um forte aliado para salvar vidas”.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link