CVB participa de seminário sobre envelhecimento saudável na Argentina

31/07/2017 Por: Artênius Daniel e Jorge Velloso

Assim como o Brasil, vários países da América Latina estão mudando seu perfil demográfico, com o envelhecimento da população. Há a estimativa de que, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos será quase três vezes maior, sendo que mais de 80% viverão em países com menor grau de desenvolvimento. Para ampliar o debate e promover a troca de experiências sobre o envelhecimento saudável, a Cruz Vermelha Argentina e a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (FICV) realizaram um seminário, entre os dias 28 e 30 de julho, na cidade de Buenos Aires.

CVB participa de seminário sobre envelhecimento saudável na Argentina

A Cruz Vermelha Brasileira esteve presente, ao lado de representantes das Sociedades Nacionais da Argentina e Chile. O objetivo do encontro foi investir na formação de quem trabalha com a temática do envelhecimento no continente, como explica Regina Célia da Silva, coordenadora de Voluntariado da CVB em Minas Gerais e representante brasileira nas atividades.

– “Foram apresentadas iniciativas diversas sobre o envelhecimento em cada país e pudemos compreender que nossas demandas, apesar das diferenças locais e culturais, são muito próximas e temos que aprender juntos”, relata Regina. A Cruz Vermelha Brasileira possui, em Minas Gerais, um dos seus principais trabalhos voltados a esse público, realizado pelo Grupo Aconchego de Convivência na Terceira Idade, que completa sete anos de atividade em 2017.

A experiência do Grupo Aconchego foi compartilhada com os presentes, que também assistiram a um vídeo institucional do projeto de Minas Gerais. Os participantes do encontro receberam um guia produzido pela FICV, para a orientação de voluntários. Entre os temas destacados e trabalhados nas oficinas estão: saúde da população idosa, alimentação saudável, cuidados com o corpo, prevenção ao isolamento social, aprendizagem e atividade física durante o envelhecimento.

– “O intercâmbio com as outras sociedades nacionais foi muito rico e poderemos aplicar o que aprendemos no nosso trabalho. O encontro também serviu para pensarmos em uma iniciativa semelhante no Brasil, reunindo filiais estaduais e municipais que queiram abordar o tema do envelhecimento”, imagina Regina.

O Grupo Aconchego de Convivência na Terceira Idade promove encontros semanais na sede da filial Minas Gerais, em Belo Horizonte. O trabalho tem como base o fortalecimento de vínculos, a promoção da autoestima, da saúde e a conscientização sobre os direitos da população idosa. Participam das atividades funcionários e voluntários de diversas áreas como: fisioterapia, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social.

Leia mais sobre: , ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link