CMD

Centro de Memória e Documentação

O CMD é um departamento da Cruz Vermelha Brasileira que possui como princípio a manutenção e a divulgação da história da instituição. Devido à participação intensa e prolongada da CVB na história da república e do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, possuímos uma longa coleção de documentos e artefatos.

Em seus mais de 100 anos de existência, a CVB participou de toda uma gama de eventos que fazem parte de uma memória social pertencente a todos os brasileiros. Desta forma, uma restauração e reformulação foi iniciada no ano de 2019, a fim de adequar o setor aos parâmetros adequados de preservação.

É objetivo do CMD a produção de material bibliográfico que sirva de base para pesquisas e divulgações científicas. Nosso trabalho possui um tripé teórico que forma sua base de sustentação: preservação da memória, profissionalismo e paixão. Parecem palavras totalmente desconexas e sem significado aparente, para um trabalho estritamente técnico. Na verdade, paixão e profissionalismo parecem soar até mesmo antagônicos. Porém, como explicarei mais a frente, o trabalho desenvolvido não poderia existir sem esses três preceitos.  

Contudo, devido ao caráter da instituição, a paixão pelo que fazemos não poderia deixar de ser citada. Uma instituição humanitária possui em seu percurso um sem número de desafios que demandam, muitas vezes, esforços hercúleos. Apenas com o propósito da instituição muito claro é que se torna possível superá-los. Nosso setor possui um grande engajamento de voluntários em todos os níveis e a paixão deles mantém o bom funcionamento das atividades.  

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link