Cruz Vermelha Brasileira abre inscrição para Seminário Nacional e Encontro Internacional de Psicologia

24/02/2017 Por: Jorge Velloso

Cruz Vermelha Brasileira abre inscrição para Seminário Nacional e Encontro Internacional de Psicologia

Estão abertas as inscrições para II Seminário Nacional e I Encontro Internacional de Psicologia em Situação de Conflitos e Desastres da Cruz Vermelha Brasileira.  Organizado pela filial do Rio de Janeiro da centenária instituição de ajuda humanitária, o evento vai discutir, entre os dias 24 e 26 de agosto, a necessidade de se prever, planejar e reduzir os riscos de desastres, a fim de melhor proteger não só pessoas e países, mas também seus modos de vida, ecossistemas e patrimônio cultural. As inscrições podem ser feitas através do depósito bancário ou transferência com cópia encaminhada para o e-mail,  seminarioinscricoes@cruzvermelharj.org.br, a partir de 31 de março, de acordo com a tabela abaixo.

  • PROFISSIONAL:
Em dinheiro No cartão (na sede)
Até 31 de Março 110,00 130,00
Até 31 de Maio 130,00 150,00
Até 31 de julho 150,00 170,00

 

  • ESTUDANTE:
Em dinheiro No cartão (na sede)
Até 31 de Março 70,00 90,00
Até 31 de Maio 90,00 110,00
Até 31 de julho 110,00 130,00
  • BANCO SANTANDER
Agência 3201
Conta Corrente 13000461-7
CNPJ 08.560.973 / 0001 – 97

O evento pretende mostrar a atuação da Psicologia da Gestão dos Riscos e Desastres e de áreas correlatas no cenário dos desastres mundiais, junto a atuação das instituições de ajuda humanitária. Almeja também identificar a interação dos psicólogos com outros profissionais nos cenários de desastres; compartilhar conhecimento técnico e experiências, além de facilitar o diálogo daqueles que atuam com ajuda humanitária.

Os organizadores do evento lembram da importância dessa discussão e interação dos profissionais da área, no momento em que há um crescente número de casos de desastres em todo o mundo. Segundo relatório do Centro de Pesquisas sobre Epidemiologia de Desastres, em 2016 ocorreram 301 desastres naturais em 102 países, provocando 7.628 mortes, 411 milhões de pessoas afetadas e R$ 97 bilhões de danos econômicos. A China foi o país mais atingido.

Vale lembrar que bactérias, vírus e outros microrganismos também já causaram estragos tão grandes à humanidade quanto as mais terríveis guerras, terremotos e outros desastres naturais. Entre os exemplos estão:   cólera, tuberculose, varíola, ebola e Aids. O Encontro Internacional também vai abordar os desastres naturais relacionados com o desequilíbrio da biocenose, as diversas espécies que vivem em uma mesma região. Entre os exemplos da ruptura do equilíbrio biológico está a proliferação do mosquito da dengue, zika, chinkungunya e febre amarela.

Também estão entre os objetos de análise do seminário os desastres sociais relacionados com os conflitos, diversos tipos de violências, refugiados e o alto número de suicídios, além dos desastres tecnológicos. Segundo os organizadores, é necessário aprofundar os conhecimentos nas diversas áreas, para uma atuação mais qualificada nestes cenários.

No evento que vai anteceder o Dia do Psicólogo (27 de agosto) também será lançado o livro “Psicologia em Emergências e Desastres – da Teoria à Prática na Gestão Integral de Riscos”. Organizado por Olavo Sant’Anna Filho, aborda temas do Seminário e tem um capítulo destinado ao trabalho de campo da Psicologia na Cruz Vermelha. Entre os exemplos da atuação do Departamento está o atendimento às vítimas das enchentes na serra fluminense em 2011.

O envio de trabalhos deve ser feito até 20 de abril pelo e-mail seminariopsicologia@cruzvermelharj.org.br .

Os eixos temáticos são:

  1. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS E APOIO PSICOSSOCIAL EM SITUAÇÕES DE CRISES E DESASTRES

Linhas de pesquisas: (perdas, morte e luto; comportamento suicida; pessoas com deficiências e doentes mentais)

  1. GESTÃO DE CRISE NOS DESASTRES

Linhas de pesquisas: (desastres que ameaçam o planeta; desequilíbrio da biocenose)

  1. GESTÃO DE CRISE NOS DESASTRES SOCIAIS E HUMANOS

Linhas de Pesquisas: (violências; comportamento compulsivo – dependências; conflitos armados; refugiados)

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link