(Português do Brasil) CVB participa de seminário sobre envelhecimento saudável na Argentina

31/07/2017 Por: Artênius Daniel e Jorge Velloso

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Assim como o Brasil, vários países da América Latina estão mudando seu perfil demográfico, com o envelhecimento da população. Há a estimativa de que, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos será quase três vezes maior, sendo que mais de 80% viverão em países com menor grau de desenvolvimento. Para ampliar o debate e promover a troca de experiências sobre o envelhecimento saudável, a Cruz Vermelha Argentina e a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (FICV) realizaram um seminário, entre os dias 28 e 30 de julho, na cidade de Buenos Aires.

CVB participa de seminário sobre envelhecimento saudável na Argentina

A Cruz Vermelha Brasileira esteve presente, ao lado de representantes das Sociedades Nacionais da Argentina e Chile. O objetivo do encontro foi investir na formação de quem trabalha com a temática do envelhecimento no continente, como explica Regina Célia da Silva, coordenadora de Voluntariado da CVB em Minas Gerais e representante brasileira nas atividades.

– “Foram apresentadas iniciativas diversas sobre o envelhecimento em cada país e pudemos compreender que nossas demandas, apesar das diferenças locais e culturais, são muito próximas e temos que aprender juntos”, relata Regina. A Cruz Vermelha Brasileira possui, em Minas Gerais, um dos seus principais trabalhos voltados a esse público, realizado pelo Grupo Aconchego de Convivência na Terceira Idade, que completa sete anos de atividade em 2017.

A experiência do Grupo Aconchego foi compartilhada com os presentes, que também assistiram a um vídeo institucional do projeto de Minas Gerais. Os participantes do encontro receberam um guia produzido pela FICV, para a orientação de voluntários. Entre os temas destacados e trabalhados nas oficinas estão: saúde da população idosa, alimentação saudável, cuidados com o corpo, prevenção ao isolamento social, aprendizagem e atividade física durante o envelhecimento.

– “O intercâmbio com as outras sociedades nacionais foi muito rico e poderemos aplicar o que aprendemos no nosso trabalho. O encontro também serviu para pensarmos em uma iniciativa semelhante no Brasil, reunindo filiais estaduais e municipais que queiram abordar o tema do envelhecimento”, imagina Regina.

O Grupo Aconchego de Convivência na Terceira Idade promove encontros semanais na sede da filial Minas Gerais, em Belo Horizonte. O trabalho tem como base o fortalecimento de vínculos, a promoção da autoestima, da saúde e a conscientização sobre os direitos da população idosa. Participam das atividades funcionários e voluntários de diversas áreas como: fisioterapia, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social.

Leia mais sobre: , ,
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link