Aprimorando prestação de contas e questões administrativas, Cruz Vermelha Brasileira participa de Encontro Regional de Finanças e Cooperação

08/07/2022 Internacionais Por: Cruz Vermelha Brasileira

Nessa semana, está acontecendo o Encontro Regional de Finanças e Cooperação, organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Brasília, no intuito de alinhar temas financeiros e administrativos junto às Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de países do Cone Sul, composto por Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento visa também otimizar o processo de prestação de contas, reduzindo possíveis erros, e compreender o ciclo de gestão dos trâmites em torno dessas temáticas, especialmente na área da cooperação. 

O evento, realizado na sede da Delegação Regional do CICV, discutiu ainda assuntos relacionados à diligência prévia, isto é, a busca e a análise de informações de empresas interessadas em possíveis parcerias humanitárias. Isso é crucial para averiguar os negócios e as condutas dessas organizações, avaliando se elas estão de acordo com os princípios fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Um compromisso assumido tanto pelo CICV quanto pelas Sociedades Nacionais, como é o caso da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). 

“A CVB já vem adotando mecanismos e formalizações que garantem uma maior transparência em seus gastos e processos, demonstrando melhorias que já foram implantadas através do Compliance. Muitos dos processos sugeridos no evento já estão definidos nas políticas e já vêm sendo aplicados pela instituição. Da mesma forma, foi possível também identificar a necessidade da criação de alguns outros procedimentos que irão fortalecer ainda mais a integridade institucional”, explica Roberta Bravo, coordenadora nacional de Compliance e Controles Internos da CVB. 

De acordo com Thiago Quintaneiro, secretário de cooperação internacional da Cruz Vermelha Brasileira, a integração desses diversos atores fortalece a atuação humanitária, facilitando o fluxo de informações e a troca de boas práticas, bem como de lições aprendidas. “Vamos ter, de fato, uma centralização nesses processos de prestação de contas e uma maior transparência em todos os processos feitos. Com isso, a gente consegue aumentar a nossa capacidade de resposta e a nossa efetividade nas ações humanitárias”, detalha. 

“Potencializar a atuação humanitária da CVB sempre foi um dos nossos principais objetivos, e desenvolver bons processos de prestação de contas da instituição é um dos diversos mecanismos que mostram nosso compromisso com a transparência”, afirma o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals. 

O encontro contou com a presença de equipes administrativas e de cooperação do CICV, da Cruz Roja Argentina, Cruz Roja Chilena, Cruz Roja Paraguaya e Cruz Roja Uruguaya. Já na Cruz Vermelha Brasileira estiveram presentes o secretário de Cooperação Internacional, Thiago Quintaneiro; a coordenadora nacional de Controles Internos e Compliance, Roberta Bravo; a assistente financeira, Julie Nascimento; Andreza Rosa, ponto focal da filial CVB em São Paulo; Ana Paula, da filial Amazonas; e Tereza Cristina, da filial Ceará.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link