(Português do Brasil) Aprimorando prestação de contas e questões administrativas, Cruz Vermelha Brasileira participa de Encontro Regional de Finanças e Cooperação

08/07/2022 Internacionais Por: Cruz Vermelha Brasileira

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nessa semana, está acontecendo o Encontro Regional de Finanças e Cooperação, organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Brasília, no intuito de alinhar temas financeiros e administrativos junto às Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de países do Cone Sul, composto por Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento visa também otimizar o processo de prestação de contas, reduzindo possíveis erros, e compreender o ciclo de gestão dos trâmites em torno dessas temáticas, especialmente na área da cooperação. 

O evento, realizado na sede da Delegação Regional do CICV, discutiu ainda assuntos relacionados à diligência prévia, isto é, a busca e a análise de informações de empresas interessadas em possíveis parcerias humanitárias. Isso é crucial para averiguar os negócios e as condutas dessas organizações, avaliando se elas estão de acordo com os princípios fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Um compromisso assumido tanto pelo CICV quanto pelas Sociedades Nacionais, como é o caso da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). 

“A CVB já vem adotando mecanismos e formalizações que garantem uma maior transparência em seus gastos e processos, demonstrando melhorias que já foram implantadas através do Compliance. Muitos dos processos sugeridos no evento já estão definidos nas políticas e já vêm sendo aplicados pela instituição. Da mesma forma, foi possível também identificar a necessidade da criação de alguns outros procedimentos que irão fortalecer ainda mais a integridade institucional”, explica Roberta Bravo, coordenadora nacional de Compliance e Controles Internos da CVB. 

De acordo com Thiago Quintaneiro, secretário de cooperação internacional da Cruz Vermelha Brasileira, a integração desses diversos atores fortalece a atuação humanitária, facilitando o fluxo de informações e a troca de boas práticas, bem como de lições aprendidas. “Vamos ter, de fato, uma centralização nesses processos de prestação de contas e uma maior transparência em todos os processos feitos. Com isso, a gente consegue aumentar a nossa capacidade de resposta e a nossa efetividade nas ações humanitárias”, detalha. 

“Potencializar a atuação humanitária da CVB sempre foi um dos nossos principais objetivos, e desenvolver bons processos de prestação de contas da instituição é um dos diversos mecanismos que mostram nosso compromisso com a transparência”, afirma o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals. 

O encontro contou com a presença de equipes administrativas e de cooperação do CICV, da Cruz Roja Argentina, Cruz Roja Chilena, Cruz Roja Paraguaya e Cruz Roja Uruguaya. Já na Cruz Vermelha Brasileira estiveram presentes o secretário de Cooperação Internacional, Thiago Quintaneiro; a coordenadora nacional de Controles Internos e Compliance, Roberta Bravo; a assistente financeira, Julie Nascimento; Andreza Rosa, ponto focal da filial CVB em São Paulo; Ana Paula, da filial Amazonas; e Tereza Cristina, da filial Ceará.

Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link