Com o objetivo de instrumentalizar a filial Cruz Vermelha Brasileira filial Amazonas para responder às demandas a partir do colapso no abastecimento de oxigênio no estado, a Cruz Vermelha Brasileira promoveu na última segunda-feira (25), uma Capacitação de Emergência em Proteção, Gênero e Inclusão e Apoio Psicossocial para as pessoas voluntárias da filial CVBAM.
O curso foi realizado através da colaboração entre o Departamento Nacional de Apoio Psicossocial, a Coordenação Nacional de Proteção, Gênero e Inclusão, a Equipe de Resposta Nacional (ERN), Profissionais Voluntários da filial Amazonas e o Departamento Psicossocial CVBMG. Entre os assuntos discutidos estão: Apoio Psicossocial e situações de crise, Primeiros Socorros Psicológicos- PSP em resposta a Pandemia da COVID 19, Código Nacional de Ética e Conduta, Manual Fique Seguro, Autocuidado e Cuidado da equipe.
“A pandemia da COVID-19 colocou em cena a importância de cuidar da saúde mental, tanto quanto da saúde física. É neste sentido que a Cruz Vermelha Brasileira trabalha para levar à população, às pessoas voluntárias e equipes de saúde em resposta à pandemia, o acolhimento psicossocial, o autocuidado, instrumentos de proteção e mitigação do sofrimento humano”, destacou Ismael Pereira.