Departamentos Nacionais

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

VOLUNTARIADO

voluntariado-fotoA Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária que tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos. O Voluntariado representa um dos sete Princípios Fundamentais, seguidos pelas 190 Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha no mundo.

Os outros princípios são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Unidade e Universalidade.

O Voluntário é a pessoa que coopera com a Instituição de diversas formas, sem procurar lucro ou recompensa, mas com a convicção de que age para o bem da comunidade, procurando, com isso, alguma satisfação.

Neste sentido, a Cruz Vermelha acolhe e encoraja o oferecimento de pessoas que desejem, voluntariamente, colaborar com a Instituição. O Voluntariado assume, neste contexto, uma posição de suma importância, transversal, apoiando projetos e ações que se desenvolvem a diferentes níveis da Cruz Vermelha.

JUVENTUDE

juventudeOs jovens da Cruz Vermelha Brasileira caracterizam-se por trabalhar baseados nos Princípios Fundamentais da Instituição (Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade)  com crianças e jovens, bem como os valores da cooperação e da solidariedade.

Desenvolvem a ações sem esquecer o seu contexto e tendo em conta as necessidades sociais dos grupos mais desfavorecidos e, consciente das necessidades de cada comunidade, tentam partir da realidade local e ajustar-se criando uma dinâmica própria.

O Departamento de Juventude está sempre em movimento com voluntários comprometidos em trabalhar em equipe, conhecer melhor a realidade em que vivem, participar em ações educativas ou em atividades que busquem sempre melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

img_3009Ações com o modelo de promoção e prevenção a saúde, que contribuem para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, promovendo o autocuidado e estimulando aquisição de hábitos saudáveis de vida, evitando agravos e problemas secundários de saúde. Partindo disso, julga-se importante a realização de trabalhos abordando essa temática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A atenção a saúde, envolve a adoção de práticas cuidadoras e realização de ações e discussões que visem a saúde da população.

.

.

SOCORROS E DESASTRES

img_1593Tem por objetivo minimizar os efeitos de situações de calamidade (catástrofes e desastres naturais) na vida da população. O trabalho ocorre por meio de orientações a comunidades vulneráveis sobre prevenção de desastres e preparo para emergências. O departamento pode atuar juntamente com órgãos governamentais na resposta aos desastres, compreendendo ações de socorro e assistência às populações atingidas.

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link