(Português do Brasil) CMD

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Centro de Memória e Documentação

O CMD é um departamento da Cruz Vermelha Brasileira que possui como princípio a manutenção e a divulgação da história da instituição. Devido à participação intensa e prolongada da CVB na história da república e do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, possuímos uma longa coleção de documentos e artefatos.

Em seus mais de 100 anos de existência, a CVB participou de toda uma gama de eventos que fazem parte de uma memória social pertencente a todos os brasileiros. Desta forma, uma restauração e reformulação foi iniciada no ano de 2019, a fim de adequar o setor aos parâmetros adequados de preservação.

É objetivo do CMD a produção de material bibliográfico que sirva de base para pesquisas e divulgações científicas. Nosso trabalho possui um tripé teórico que forma sua base de sustentação: preservação da memória, profissionalismo e paixão. Parecem palavras totalmente desconexas e sem significado aparente, para um trabalho estritamente técnico. Na verdade, paixão e profissionalismo parecem soar até mesmo antagônicos. Porém, como explicarei mais a frente, o trabalho desenvolvido não poderia existir sem esses três preceitos.  

Contudo, devido ao caráter da instituição, a paixão pelo que fazemos não poderia deixar de ser citada. Uma instituição humanitária possui em seu percurso um sem número de desafios que demandam, muitas vezes, esforços hercúleos. Apenas com o propósito da instituição muito claro é que se torna possível superá-los. Nosso setor possui um grande engajamento de voluntários em todos os níveis e a paixão deles mantém o bom funcionamento das atividades.  

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link