Desde a última terça-feira (7), a região sul do estado da Bahia tem registrado fortes chuvas, que deixaram casas inundadas e, até mesmo, submersas em diversas cidades. Neste sentido, uma equipe da Cruz Vermelha Brasileira – Órgão Central tem monitorado, através do Departamento Nacional de Gestão de Riscos e Desastres e Diretoria Nacional, as circunstâncias na região.
O Ministério da Cidadania do Governo Federal está apoiando ainda o deslocamento de dois membros da Cruz Vermelha Brasileira para o Centro de Comando que coordena as operações na Bahia. A organização de ajuda humanitária também está articulando uma Campanha Nacional de Arrecadação a ser disponibilizada à população afetada.
Todo valor arrecadado será usado para apoiar as ações da instituição e ajudar as demandas recebidas pelas equipes na gestão do desastre, como Governo Federal, Estadual e Municipal, além da Defesa Civil e das filiais que atuam localmente.
Além disso, um relatório sobre o tema foi elaborado e encaminhado à Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, sigla em inglês) e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a fim de verificar as possibilidades quanto à solicitação de apoio externo às operações da instituição na localidade.
Segundo a MetSul Meteorologia, a calamidade chuvosa ocorreu a partir da formação de um ciclone extratropical, que se intensificou no Oceano Atlântico, na costa sul do país. Neste cenário, o pluviômetro do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cemaden) registrou chuva de 450 mm no município baiano de Itamaraju e de 171 mm em Porto Seguro.
Doe e nos ajude a salvar vidas!
Caixa Econômica Federal – 104
Agência: 2123
Conta: 5613
Operação: 003
Chave Pix (E-mail): parcerias@cvb.org.br
Sobre a Cruz Vermelha Brasileira
A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.
Assessoria de Comunicação
Ana Luiza Serrão
luiza.serrao@cvb.org.br
André Benício
andre.benicio@cvb.org.br