Outubro Rosa: Caravana da Cruz Vermelha atende 4.420 mil mulheres na Bahia

27/10/2023 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: CVB

 

Prestes a completar o primeiro mês de Ônibus da Saúde da Mulher, a Cruz Vermelha Brasileira atingiu a marca de 4.420 mulheres atendidas em todo o estado da Bahia. Neste período, foram realizados desde atendimento básico de saúde, passando por mamografias e ultrassonografias nas mulheres. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Mercedes-Benz e foi lançada justamente durante a campanha Outubro Rosa, que é o Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.
Voluntários da CVB realizam atendimentos na Bahia

Voluntários da CVB realizam atendimentos na Bahia

Nesta primeira etapa da Caravana, a Cruz Vermelha esteve nas cidades de Catu, onde foram atendidas 1286 mulheres, Pojuca, com 2.014 atendimentos e Itagimirim, que contou com 1.120. O compromisso da instituição de oferecer cuidados abrangentes às mulheres da Bahia incluiu serviços médicos, consultas ginecológicas, e exames como mamografia, ultrassonografia do abdômen e glicemia.  Além disso, programas educacionais sobre saúde, planejamento familiar e direitos das mulheres foram oferecidos, capacitando as beneficiárias a cuidar de sua saúde a longo prazo.
O coordenador estadual da Coordenação Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, Eduardo Umbelino, expressou seu orgulho pela realização do projeto em tão curto espaço de tempo: “Parabéns a todos os voluntários e apoiadores que tornaram possível a vinda do ônibus da saúde ao estado da Bahia. Juntos a Cruz Vermelha conseguiu atender sobretudo as mulheres mais carentes e necessitadas no nosso estado”, destaca Umbelino.
Equipe de apoio da CVB na Bahia

Equipe de apoio da CVB na Bahia

Para a representante nacional da Juventude da Cruz Vermelha Brasileira, Agatha Brito, o resultado reflete a importância do projeto. “Os números do primeiro mês do ônibus da saúde da mulher refletem a necessidade premente de serviços acessíveis e sensíveis às necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade. À medida que a iniciativa avança, a esperança se renova, e o compromisso de cuidar das comunidades mais necessitadas na Bahia permanece firme”, disse.
Agatha adianta que a Bahia é o primeiro estado desta ação e a caravana deve percorrer todos os 26 estados e o Distrito Federal. “Este é apenas o começo de uma jornada que promete alcançar ainda mais vidas e deixar um legado duradouro de cuidado e solidariedade na região. À medida que o ônibus da saúde continua sua missão, a promessa de um futuro mais saudável e equitativo para as mulheres da Bahia permanece viva”, completa.
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link