Na Bahia, Cruz Vermelha Brasileira promove treinamentos de primeiros socorros básicos e psicológicos no fim de julho

26/07/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Os treinamentos de primeiros socorros são mecanismos importantes para fortalecer a resiliência das comunidades na resposta a desastres

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) realiza uma série de treinamentos sobre técnicas de primeiros socorros básicos e psicológicos na Bahia durante os dias 25 a 30 de julho, no intuito de finalizar o trabalho da campanha SOS Chuvas no estado. A estimativa é que 140 pessoas sejam capacitadas, entre 80 líderes comunitários e 60 profissionais da saúde, nos municípios de Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Belmonte, visando fortalecer a resiliência das comunidades na resposta a desastres. 

Em parceria com a Superintendência de Saúde do Estado da Bahia e as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento dos respectivos municípios, as pessoas escolhidas para integrarem essas capacitações gratuitas são consideradas os focos principais de resposta nas situações emergenciais nesses locais, podendo atender ao maior número de vítimas em caso de necessidade e de possivelmente repassar esses conceitos à população. 

A expectativa é que essas cidades consigam reduzir suas taxas de mortalidade decorrentes da ausência rápida e efetiva dos primeiros socorros, que são fundamentais para salvar vidas e que integram os cursos da CVB há décadas, que é considerada uma instituição de referência na área. Nesses momentos de aprendizagem, serão repassadas questões de suporte básico da vida, emergências clínicas e emergências traumáticas, que integram eixos importantes em catástrofes. 

De acordo com o coordenador nacional de apoio psicossocial da CVB, Tiago Bezerra, a expectativa é que os municípios aprimorem ainda as suas capacidades de acolhimento humanizado em situações de crises. “Os primeiros socorros psicológicos ainda são pouco difundidos entre a população, então vamos promover a escuta ativa, a comunicação efetiva e os pilares dessa área, que são observar, ouvir e aproximar, assim as pessoas terão mais facilidade no futuro para colaborar também com as práticas da saúde mental”. 

Cronograma de atividades 

25/07 – Capacitação de lideranças comunitárias e da segurança pública de Eunápolis 

26/07 – Capacitação de profissionais de saúde em Itamaraju 

27/07 – Capacitação de lideranças comunitárias em Itamaraju 

28/07 – Capacitação de lideranças comunitárias em Teixeira de Freitas 

29/07 – Capacitação de profissionais de saúde de Teixeira de Freitas 

30/07 – Capacitação de profissionais de saúde de Eunápolis 

Como doar? 

Pix (e-mail)

soschuvas@cvb.org.br 

Caixa Econômica Federal

Agência: 2123  

Operação: 003  

Conta: 561-3

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira 

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 192 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. 

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link