Os treinamentos de primeiros socorros são mecanismos importantes para fortalecer a resiliência das comunidades na resposta a desastres
A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) realiza uma série de treinamentos sobre técnicas de primeiros socorros básicos e psicológicos na Bahia durante os dias 25 a 30 de julho, no intuito de finalizar o trabalho da campanha SOS Chuvas no estado. A estimativa é que 140 pessoas sejam capacitadas, entre 80 líderes comunitários e 60 profissionais da saúde, nos municípios de Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Belmonte, visando fortalecer a resiliência das comunidades na resposta a desastres.
Em parceria com a Superintendência de Saúde do Estado da Bahia e as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento dos respectivos municípios, as pessoas escolhidas para integrarem essas capacitações gratuitas são consideradas os focos principais de resposta nas situações emergenciais nesses locais, podendo atender ao maior número de vítimas em caso de necessidade e de possivelmente repassar esses conceitos à população.
A expectativa é que essas cidades consigam reduzir suas taxas de mortalidade decorrentes da ausência rápida e efetiva dos primeiros socorros, que são fundamentais para salvar vidas e que integram os cursos da CVB há décadas, que é considerada uma instituição de referência na área. Nesses momentos de aprendizagem, serão repassadas questões de suporte básico da vida, emergências clínicas e emergências traumáticas, que integram eixos importantes em catástrofes.
De acordo com o coordenador nacional de apoio psicossocial da CVB, Tiago Bezerra, a expectativa é que os municípios aprimorem ainda as suas capacidades de acolhimento humanizado em situações de crises. “Os primeiros socorros psicológicos ainda são pouco difundidos entre a população, então vamos promover a escuta ativa, a comunicação efetiva e os pilares dessa área, que são observar, ouvir e aproximar, assim as pessoas terão mais facilidade no futuro para colaborar também com as práticas da saúde mental”.
Cronograma de atividades
25/07 – Capacitação de lideranças comunitárias e da segurança pública de Eunápolis
26/07 – Capacitação de profissionais de saúde em Itamaraju
27/07 – Capacitação de lideranças comunitárias em Itamaraju
28/07 – Capacitação de lideranças comunitárias em Teixeira de Freitas
29/07 – Capacitação de profissionais de saúde de Teixeira de Freitas
30/07 – Capacitação de profissionais de saúde de Eunápolis
Como doar?
Pix (e-mail)
soschuvas@cvb.org.br
Caixa Econômica Federal
Agência: 2123
Operação: 003
Conta: 561-3
Sobre a Cruz Vermelha Brasileira
A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 192 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.