Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho 2022: acredite no poder da bondade

08/05/2022 Internacionais Por: Cruz Vermelha Brasileira

Estima-se que 1 em cada 524 pessoas no mundo seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho

Brasil, 8 de maio de 2022 – A bondade e a humanidade estão entre as ferramentas mais poderosas que temos para resistir aos duros impactos de conflitos, mudanças climáticas, Covid-19 e crises diversas, como é o caso da insegurança alimentar e de outras circunstâncias de vulnerabilidade, a fim de renovar a esperança e a mudança neste Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, 8 de maio.

Segundo o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, “crises e desastres não pouparam praticamente ninguém nos últimos meses e atingiram mais duramente os mais vulneráveis. No entanto, nunca é preciso procurar muito para encontrar e se inspirar em atos de bondade”.

Em 8 de maio, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra a dedicação, a compaixão, a coragem e o impacto de milhões de voluntários(as) e inúmeros outros que oferecem ajuda, cuidados e serviços que salvam vidas de pessoas em suas comunidades.

No Brasil, funcionários(as) e voluntários(as) da Cruz Vermelha estão sediados em 18 estados através de filiais e coordenações, apoiando a população através dos Ônibus da Vacinação e dos projetos de Cartões Humanitários, Volta às Aulas, Menina Ajuda Menina, Juntos Contra o Mosquito e mais.

“Grande ou pequeno, visível ou invisível, todo ato de bondade importa, traz esperança e gera mais bondade”, diz Júlio Cals. “Hoje, prestamos homenagem a todos aqueles indivíduos que ajudam desinteressadamente os outros em necessidade. Quando todas essas pequenas ações locais se multiplicam, o impacto pode ser enorme”.

O Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é composto pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e 192 Sociedades Nacionais com 14,9 milhões de voluntários(as). Estima-se que 1 em cada 524 pessoas no mundo seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho.

Elas são as socorristas da Covid-19, trabalhando incansavelmente para impedir a propagação do vírus e para apoiar os mais afetados. Estão no terreno em locais atingidos por desastres e conflitos, conduzindo à segurança, fornecendo primeiros socorros e distribuindo suprimentos essenciais. São pessoas que rotineiramente colocam os outros em primeiro lugar a serviço de suas comunidades. 

Juntos, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho alcançaram 688 milhões de pessoas afetadas por desastres e outras emergências, 306 milhões com serviços de saúde, 126 milhões com água potável e saneamento melhorado e facilitaram 1,5 milhão de chamadas telefônicas e de vídeo entre famílias separadas por desastres, violências, conflitos ou quarentena, uma ligação a cada minuto do ano. 

Júlio Cals: “Nas piores situações, os funcionários e voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho continuam sendo a salvação para as comunidades locais, às vezes em risco para sua própria segurança. Eles nos lembram por que devemos investir em ações locais e nutrir a humanidade e a bondade”. 

“Todos os dias, os nossos colaboradores veem como a bondade alivia o sofrimento, traz conforto, ilumina os momentos mais sombrios e restaura a dignidade. Em meio a tantas dificuldades, perdas e incertezas, incentivamos as pessoas ao redor do mundo a acreditar no poder da bondade e a mantê-la”. 

Para a imprensa:

Cruz Vermelha Brasileira 

Ana Luiza Serrão, comunicacao@cvb.org.br 

Comitê Internacional da Cruz Vermelha 

Corinne Bahizi, cbahizi@icrc.org 

Diogo Alcântara, dalcantara@icrc.org 

Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho 

Anna Tuson, anna.tuson@ifrc.org 

Tommaso Della Longa, tommaso.dellalonga@ifrc.org 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link