Cruz Vermelha Brasileira coleta donativos para Minas Gerais, atingida por enchentes

11/01/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: Ascom CVB

Urgência de doações apontam para produtos de limpeza e colchões novos

CVBMG

A Cruz Vermelha Brasileira Minas Gerais (CVB-MG) tem trabalhado de forma contínua para captar recursos financeiros, bem como doações físicas, à região afetada pelas chuvas e enchentes no estado mineiro. De acordo com o último boletim informativo, divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta terça-feira (11), além de 19 mortes, 13.756 pessoas estão desalojadas e outras 3.481 estão desabrigadas na localidade.

A campanha SOS Chuvas Minas, organizada pela filial da instituição humanitária, precisou expandir sua atuação, que, até então, acontecia no Vale do Jequitinhonha e no norte de MG, visto que surgiram vários pontos de alagamento e decretos de emergências em diversos municípios, tomando uma proporção maior do que o esperado. A CVB-MG conta com apoio da Defesa Civil para minimizar os impactos.

Além disso, a organização humanitária participa do Centro Integrado de Comando de Crise (CICC) do Governo Estadual e do Centro de Operações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (COP). A CVB-MG tem monitorado ainda as cidades mais afetadas, como Brumadinho, Raposos, Sabará, Nova Lima, Distrito de Honório Bicalho, Ouro Preto, Mariana e Esmeraldas.

Conheça as necessidades e onde doar

As doações mais necessárias são de itens de limpeza e de higiene, como vassouras, rodos, baldes, panos de chão, desinfetantes e água sanitária. Além disso, as vítimas precisam de colchões novos, roupas de cama, itens de higiene menstrual, vestuário e alimentos não perecíveis.

Para receber doações físicas, a Cruz Vermelha Brasileira Minas Gerais ampliou seu horário de atendimento e está funcionando de 8h às 20h na Alameda Ezequiel Dias, 427, no centro de Belo Horizonte. Depósitos bancários também podem ser feitos através do Pix (e-mail): secretaria@cvbmg.org.br.

Saiba como se voluntariar

Em situação excepcional, a CVB-MG está aceitando voluntários e voluntárias que desejem participar da campanha SOS Chuvas em Belo Horizonte. Nesses casos, não é necessário cadastro ou treinamento padrão da instituição. O voluntariado será exclusivamente para a campanha em questão.

Para participar, basta encaminhar um e-mail com os seus dados pessoais para voluntariado@cvbmg.org.br ou procurar diretamente a sede da filial, localizada na Alameda Ezequiel Dias, 427, no centro de Belo Horizonte. Os voluntários e voluntárias irão preencher um cadastro, receber instruções e farão um seguro de vida em nome da Cruz Vermelha Brasileira para atuar imediatamente.

CVB-MG busca galpão para armazenamento de doações

Devido ao aumento significativo do número de doações, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial MG está em busca de um galpão entre 400 a 500 m² para armazenar parte dos donativos que vem recebendo. A concessão pode ser feita à instituição por pessoas físicas ou jurídicas de Belo Horizonte ou região metropolitana. O espaço será utilizado até o final da campanha SOS Chuvas Minas. Para contribuir, basta entrar em contato com a CVB-MG pelo telefone (31) 98869-1054 e falar com Cristiane Monteiro.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f205:2c4:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link