960 famílias já receberam cartões humanitários da Cruz Vermelha Brasileira em Minas Gerais

16/03/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: Ascom CVB-MG

betim

Até o momento, 11 cidades afetadas pelas chuvas foram contempladas com as doações

Frei Inocêncio, Monte Formoso, Mantena, São João do Manteninha, Cuparaque, São Félix de Minas, Ataléia, Ouro Verde de Minas, Novo Cruzeiro, Sardoá e Malacacheta foram primeiras cidades mineiras que receberam unidades dos cartões humanitários da Cruz Vermelha Brasileira Minas Gerais (CVB-MG) até o momento. O benefício é voltado às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado neste ano.

Essa iniciativa da CVB-MG iniciou no dia 18 de fevereiro, e a distribuição dos cartões visa levar autonomia, facilidade e esperança à população afetada nas localidades. A coordenação de Governador Valadares ficou responsável pelas primeiras entregas, juntamente do poder público de cada cidade e dos voluntários e voluntárias da organização humanitária na filial.

A expectativa é que sejam entregues um total de cinco mil cartões humanitários a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com valor único de R$ 250, que possa ser utilizado em diversos estabelecimentos para a compra de itens de necessidade básica de consumo, como alimentos e produtos de limpeza ou higiene pessoal, além de fomentar o comércio local das regiões.

A escolha das cidades e pessoas beneficiadas foi realizada após análise da CVB-MG e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município, baseando-se no número de atingidos pelas chuvas e no menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Neste cenário, os primeiros 960 cartões já estão na posse dos beneficiários e prontos para serem utilizados.

Doações são fundamentais

A distribuição dos cartões humanitários vem de encontro a uma nova etapa da campanha SOS Chuvas Minas em 2022. Nela, a CVB-MG arrecadou e distribuiu mais de 280.000 kg de donativos em cidades de todo o estado. E, por se tratarem de situações emergenciais, a contribuição da população é fundamental para atenuar o sofrimento humano, que é a missão da instituição.

As pessoas podem contribuir com alimentos não perecíveis, cestas básicas, itens de higiene e limpeza, que são muito importantes para os(as) que foram atingidos(as) pelas chuvas. Entretanto, o foco agora são as doações via Pix (e-mail) para secretaria@cvbmg.org.br, a fim de abastecer os cartões humanitários.

Os parceiros da ação, juntamente com a Cruz Vermelha Brasileira Minas Gerais, são: Governo do Estado de Minas Gerais, através do Programa Recupera Minas, CDL/BH, Grupo Líder, AMIS, Grupo Mulheres do Brasil e RHI Magnesita.

Dúvidas sobre os Cartões Humanitários

O que é o Cartão Humanitário?

O Cartão Humanitário é um benefício de transferência de renda através de um vale alimentação de valor único de R$ 250, que será entregue, no primeiro momento, para as pessoas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais.

Quantos cartões serão distribuídos?

A expectativa da CVB-MG é contemplar 5.000 famílias de Minas Gerais.

Como serão escolhidas as pessoas beneficiárias?

Pessoas que estão cadastradas no CADúnico de seu município e que foram afetadas pelas chuvas em cidades com menores índices de desenvolvimento humano do estado.

Posso me cadastrar na Cruz Vermelha?

Não, a CVB-MG irá distribuir os cartões sob a orientação do Cras de cada cidade.

Onde o cartão será utilizado?

Em qualquer estabelecimento ou supermercado onde são aceitos os cartões da Sodexo para a compra de alimentos, itens de higiene ou limpeza, entre outros.

É possível comprar em vários lugares em momentos diferentes?

Sim. Enquanto houver saldo no cartão, no período de 90 dias após a entrega, a pessoa beneficiária tem autonomia para decidir onde e o que comprar.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link