(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira – Rio Grande do Sul completa 78 anos

16/05/2018 Por: Filial Rio Grande do Sul Fotos: Divulgação

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Dedicação dos voluntários garante aceitação e sucesso da instituição junto à sociedade gaúcha.

Nesta quarta-feira, 16 de maio, a Cruz Vermelha Brasileira – Rio Grande do Sul inteira 78 anos de atuação junto à sociedade gaúcha. Para celebrar a data, os voluntários se reuniram, a partir das 8h30, para um Café Coletivo. O encontro foi realizado na sede da instituição, em Porto Alegre.

Cruz Vermelha Brasileira - Rio Grande do Sul completa 78 anos (1)

“A Cruz Vermelha Brasileira – RS vem cumprindo sua missão de salvar e preservar vidas e atenuar o sofrimento humano, ancorada nos princípios de imparcialidade e neutralidade que regem seu estatuto. Seja como agente articulador e apoiador de campanhas, seja em desastres de grandes e pequenas proporções, nasceu para atuar junto à sociedade”, explica o presidente da entidade, Manoel Garcia Junior.

Atividades – A Filial do Rio Grande do Sul tem como carro-chefe em seu labor o cuidado psicossocial a dependentes químicos em ambulatório 100% gratuito. Só em 2017, realizou mais de 7000 atendimentos, entre adolescentes, adultos e melhor idade, proporcionando consultas psiquiátricas e psicológicas, grupos de ajuda e demais ferramentas para a reabilitação e reinserção social.

Atua também em situações de emergência por meio do Departamento de Socorro e Desastres, responsável por aliviar o sofrimento de diversas famílias, arrecadando, direcionando e fornecendo doações e auxílio material, de saúde e psicológico em diversas localidades do Estado. Por meio de seus cursos, a este departamento compete também educar pessoas para primeiros socorros domésticos.

Brechó – O excepcional trabalho do departamento de Captação e Recursos dá continuidade ao Brechó Solidário, idealizado e iniciado em 2016, por meio do qual a equipe de voluntários arrecada verbas que são inteiramente revertidas para iniciativas realizadas pela instituição.

Em reconhecimento ao trabalho dos voluntários, o presidente da CVBRS destaca o Departamento de Voluntariado, um dos grandes pilares sem o qual todo este trabalho não seria possível.

Reconhecimento – “Valorosa é a dedicação das pessoas engajadas na causa humanitária e que realizam o trabalho na seleção, capacitação, orientação e direcionamento dos voluntários. Esta é a peça da engrenagem que faz tudo girar, gerenciando mais voluntários e estagiários que não medem esforços e carinho para bem atender a demanda da sociedade gaúcha, de modo que possamos continuar cumprindo nossa missão no Rio Grande do Sul e no Brasil, de forma assertiva e dentro dos princípios seguidos pela Instituição”, diz.

Hoje, a CVBRS está presente em 11 municípios gaúchos. Nas filiais municipais, destaca-se, principalmente, o trabalho ostensivo em situações de emergência, em ações sociais e de saúde.

Dia Mundial – O mês de maio é ainda mais especial para todos os voluntários que atuam em algum espaço da Cruz Vermelha porque no dia 8, data de nascimento do suíço Henry Dunant, fundador do movimento, é celebrado o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Os voluntários das organizações da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho são tão diversos quanto os serviços vitais que oferecem por meio de 190 Sociedades Nacionais, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Marco histórico – O presidente da entidade destaca ainda que o ano de 2018 marca o 190º aniversário de nascimento de Henry Dunant, marco que coincide com as exatas 190 Sociedades Nacionais.

“Neste dia de grande alegria para todos nós, gaúchos, aproveitamos a ocasião também para reconhecer o valor e a dedicação dos voluntários e funcionários de todo o mundo que se dedicam tão amorosamente ao serviço humanitário, construindo conjuntamente o trabalho dessa imprescindível instituição e sua brilhante atuação em âmbito internacional”, finaliza o presidente da Cruz Vermelha Brasileira – RS, Manoel Garcia Junior.

Cruz Vermelha Brasileira - Rio Grande do Sul completa 78 anos (2)

Leia mais sobre:
Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link