Cruz Vermelha Brasileira – Rio Grande do Sul completa 78 anos

16/05/2018 Por: Filial Rio Grande do Sul Fotos: Divulgação

Dedicação dos voluntários garante aceitação e sucesso da instituição junto à sociedade gaúcha.

Nesta quarta-feira, 16 de maio, a Cruz Vermelha Brasileira – Rio Grande do Sul inteira 78 anos de atuação junto à sociedade gaúcha. Para celebrar a data, os voluntários se reuniram, a partir das 8h30, para um Café Coletivo. O encontro foi realizado na sede da instituição, em Porto Alegre.

Cruz Vermelha Brasileira - Rio Grande do Sul completa 78 anos (1)

“A Cruz Vermelha Brasileira – RS vem cumprindo sua missão de salvar e preservar vidas e atenuar o sofrimento humano, ancorada nos princípios de imparcialidade e neutralidade que regem seu estatuto. Seja como agente articulador e apoiador de campanhas, seja em desastres de grandes e pequenas proporções, nasceu para atuar junto à sociedade”, explica o presidente da entidade, Manoel Garcia Junior.

Atividades – A Filial do Rio Grande do Sul tem como carro-chefe em seu labor o cuidado psicossocial a dependentes químicos em ambulatório 100% gratuito. Só em 2017, realizou mais de 7000 atendimentos, entre adolescentes, adultos e melhor idade, proporcionando consultas psiquiátricas e psicológicas, grupos de ajuda e demais ferramentas para a reabilitação e reinserção social.

Atua também em situações de emergência por meio do Departamento de Socorro e Desastres, responsável por aliviar o sofrimento de diversas famílias, arrecadando, direcionando e fornecendo doações e auxílio material, de saúde e psicológico em diversas localidades do Estado. Por meio de seus cursos, a este departamento compete também educar pessoas para primeiros socorros domésticos.

Brechó – O excepcional trabalho do departamento de Captação e Recursos dá continuidade ao Brechó Solidário, idealizado e iniciado em 2016, por meio do qual a equipe de voluntários arrecada verbas que são inteiramente revertidas para iniciativas realizadas pela instituição.

Em reconhecimento ao trabalho dos voluntários, o presidente da CVBRS destaca o Departamento de Voluntariado, um dos grandes pilares sem o qual todo este trabalho não seria possível.

Reconhecimento – “Valorosa é a dedicação das pessoas engajadas na causa humanitária e que realizam o trabalho na seleção, capacitação, orientação e direcionamento dos voluntários. Esta é a peça da engrenagem que faz tudo girar, gerenciando mais voluntários e estagiários que não medem esforços e carinho para bem atender a demanda da sociedade gaúcha, de modo que possamos continuar cumprindo nossa missão no Rio Grande do Sul e no Brasil, de forma assertiva e dentro dos princípios seguidos pela Instituição”, diz.

Hoje, a CVBRS está presente em 11 municípios gaúchos. Nas filiais municipais, destaca-se, principalmente, o trabalho ostensivo em situações de emergência, em ações sociais e de saúde.

Dia Mundial – O mês de maio é ainda mais especial para todos os voluntários que atuam em algum espaço da Cruz Vermelha porque no dia 8, data de nascimento do suíço Henry Dunant, fundador do movimento, é celebrado o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Os voluntários das organizações da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho são tão diversos quanto os serviços vitais que oferecem por meio de 190 Sociedades Nacionais, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Marco histórico – O presidente da entidade destaca ainda que o ano de 2018 marca o 190º aniversário de nascimento de Henry Dunant, marco que coincide com as exatas 190 Sociedades Nacionais.

“Neste dia de grande alegria para todos nós, gaúchos, aproveitamos a ocasião também para reconhecer o valor e a dedicação dos voluntários e funcionários de todo o mundo que se dedicam tão amorosamente ao serviço humanitário, construindo conjuntamente o trabalho dessa imprescindível instituição e sua brilhante atuação em âmbito internacional”, finaliza o presidente da Cruz Vermelha Brasileira – RS, Manoel Garcia Junior.

Cruz Vermelha Brasileira - Rio Grande do Sul completa 78 anos (2)

Leia mais sobre:
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link