(Português do Brasil) Outubro Rosa: Caravana da Cruz Vermelha atende 4.420 mil mulheres na Bahia

27/10/2023 Por: Cruz Vermelha Brasileira Fotos: CVB

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

Prestes a completar o primeiro mês de Ônibus da Saúde da Mulher, a Cruz Vermelha Brasileira atingiu a marca de 4.420 mulheres atendidas em todo o estado da Bahia. Neste período, foram realizados desde atendimento básico de saúde, passando por mamografias e ultrassonografias nas mulheres. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Mercedes-Benz e foi lançada justamente durante a campanha Outubro Rosa, que é o Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.
Voluntários da CVB realizam atendimentos na Bahia

Voluntários da CVB realizam atendimentos na Bahia

Nesta primeira etapa da Caravana, a Cruz Vermelha esteve nas cidades de Catu, onde foram atendidas 1286 mulheres, Pojuca, com 2.014 atendimentos e Itagimirim, que contou com 1.120. O compromisso da instituição de oferecer cuidados abrangentes às mulheres da Bahia incluiu serviços médicos, consultas ginecológicas, e exames como mamografia, ultrassonografia do abdômen e glicemia.  Além disso, programas educacionais sobre saúde, planejamento familiar e direitos das mulheres foram oferecidos, capacitando as beneficiárias a cuidar de sua saúde a longo prazo.
O coordenador estadual da Coordenação Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, Eduardo Umbelino, expressou seu orgulho pela realização do projeto em tão curto espaço de tempo: “Parabéns a todos os voluntários e apoiadores que tornaram possível a vinda do ônibus da saúde ao estado da Bahia. Juntos a Cruz Vermelha conseguiu atender sobretudo as mulheres mais carentes e necessitadas no nosso estado”, destaca Umbelino.
Equipe de apoio da CVB na Bahia

Equipe de apoio da CVB na Bahia

Para a representante nacional da Juventude da Cruz Vermelha Brasileira, Agatha Brito, o resultado reflete a importância do projeto. “Os números do primeiro mês do ônibus da saúde da mulher refletem a necessidade premente de serviços acessíveis e sensíveis às necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade. À medida que a iniciativa avança, a esperança se renova, e o compromisso de cuidar das comunidades mais necessitadas na Bahia permanece firme”, disse.
Agatha adianta que a Bahia é o primeiro estado desta ação e a caravana deve percorrer todos os 26 estados e o Distrito Federal. “Este é apenas o começo de uma jornada que promete alcançar ainda mais vidas e deixar um legado duradouro de cuidado e solidariedade na região. À medida que o ônibus da saúde continua sua missão, a promessa de um futuro mais saudável e equitativo para as mulheres da Bahia permanece viva”, completa.
Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link