(Português do Brasil) Cruz Vermelha Brasileira e IFRC doam mais de meio milhão de reais a famílias atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais

15/05/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Para amparar famílias atingidas pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais este ano, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, em inglês) entregaram 806 cartões humanitários voltados à alimentação na região, com carga de R$ 800 cada, totalizando mais de meio milhão de reais em doações. O financiamento ocorreu via Fundo de Resposta a Emergências e Desastres (DREF, em inglês).

No estado baiano, os municípios de Medeiros Neto e de Jucuruçu foram contemplados com 319 e 324 cartões, respectivamente, o equivalente a 643 cartões com duas parcelas de 400 reais cada. Já em Minas Gerais, o distrito de Honório Bicalho recebeu 163 cartões, com carga única de 800 reais. As atividades visam devolver a autonomia e a dignidade dessas famílias, que, em muitos casos, perderam tudo o que tinham com as fortes chuvas que atingiram os locais nos últimos meses.

“Foi de muita emoção… de ouvir histórias tristes de destruição e de perdas, e de testemunhar a força e a resiliência da população. Eu agradeço a todos vocês, que sempre nos apoiam e seguem ajudando e fazendo com que a Cruz Vermelha consiga atuar e minorar o sofrimento de tantos”, relata a vice-presidente da CVB, Luciana Pordeus, que foi em missão humanitária à região para apoiar as ações, que envolvem ainda várias áreas de saúde e de assistência.

Conforme relata o coordenador nacional de Gestão de Riscos e Desastres (GRD) da Cruz Vermelha Brasileira, Leonardo Ali, as instituições humanitárias estão nas zonas afetadas desde dezembro. “Temos apoiado os municípios com orientações sobre arboviroses, atendimentos em Primeiros Socorros, capacitações em Apoio Psicossocial e doações de alimentos e materiais de limpeza”, e ainda é previsto que haja o repasse de filtros de água e kits de cama.

Nas entregas, além da vice-presidente da CVB e do coordenador de GRD, voluntários e voluntárias da organização realizam o trabalho humanitário nos locais. O chefe de resposta a emergência para as Américas da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Pabel Angeles, também apoiou de perto as ações, a fim de averiguar as circunstâncias e as necessidades e, assim, gerar um direcionamento melhor a elas.

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira 

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Sobre a IFRC 

Toda a assistência da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho visa aderir ao Código de Conduta do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e organizações não governamentais (ONGs). A visão da IFRC é inspirar, encorajar, facilitar e promover em todos os momentos todas as formas de atividades humanitárias pelas Sociedades Nacionais, com vistas a prevenir e aliviar o sofrimento humano e, assim, contribuir para a manutenção e promoção da dignidade humana e da paz no mundo. 

Sign up for our newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link