A padronização e a excelência dos treinamentos de Primeiros Socorros têm sido um dos principais objetivos da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). Avançando nesse sentido, a Filial do Amazonas recebeu, no dia 15 de dezembro, a Chancela Nacional de Primeiros Socorros. O certificado indica que os cursos oferecidos pela filial vão seguir os parâmetros do Órgão Central e do Departamento Nacional de Educação e Saúde.
O certificado foi entregue pelo presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, durante a Assembleia Geral, realizada na sede do Órgão Central, no Rio de Janeiro. O presidente disse considerar o processo de chancela fundamental para uma integração maior das filiais com o órgão Central. “É muito importante que as filiais sigam os padrões estabelecidos para que a instituição possa oferecer serviços e cursos com a mesma qualidade em todo o território nacional,” afirmou Cals.
A filial do Amazonas é a quarta a receber a chancela, que já foi concedida às filiais de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os padrões estabelecidos foram desenvolvidos com base em evidências e estudos, a partir da experiência em mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Entre os requisitos para as filiais obterem a chancela estão o mínimo de cinco instrutores formados no treinamento nacional, salas e equipamentos atualizados, organização administrativa, plano de comunicação, avaliação e monitoramento das atividades. A atualização e padronização dos conteúdos reforça a imagem da Cruz Vermelha Brasileira como principal referência em primeiros socorros no país.