Financiada pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, a iniciativa vai começar na cidade de Caucaia, no Ceará, no dia 15 de fevereiro
O projeto Volta às Aulas, realizado pela Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e financiado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, vai doar 8.952 kits escolares a alunos do ensino fundamental de escolas públicas, que estão em situação de vulnerabilidade social, em estados das regiões Norte e Nordeste do país, especialmente em locais menos desenvolvidos e com índice de desenvolvimento humano abaixo da linha da pobreza. A expectativa é que 32 mil pessoas sejam beneficiadas direta e indiretamente por meio da ação.
O município cearense de Caucaia vai ser o primeiro a receber o material, totalizando 1.536 kits. No local, uma entrega simbólica do material vai acontecer no dia 15 de fevereiro. Ainda no Ceará, no dia 17, a cerimônia simbólica acontecerá na cidade de Mombaça, que vai ganhar 1.119 kits. Em Alagoas, serão entregues 2.424 kits, com 1.424 para Maceió, 500 para Mata Grande e 500 para Canapi. Já no Pará serão enviados 1.635 kits para a cidade de Chaves, e o estado do Acre receberá 2.238 kits.
O conjunto escolar é composto por mochila, caderno, apontador, borracha, cola branca, tesoura sem ponta, lápis grafite, lápis de cor, garrafa de água, estojo e pacote de folhas A4. O diferencial é que, além disso, as crianças vão adquirir um manual de prevenção contra a Covid-19, uma caixa de máscaras descartáveis e álcool em gel para reforçar os cuidados na pandemia.
Segundo o presidente nacional da CVB, Júlio Cals, “com a nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus e com o início das aulas se aproximando, muitas pessoas de baixa renda não conseguem pagar o mínimo necessário para as crianças iniciarem o ano letivo, então esse programa vem justamente para amparar esse grupo necessitado, além de fortalecer a educação e a saúde do povo brasileiro, bem como prevenir a evasão escolar”.
De acordo com o embaixador André Driessen, quem cursou o ensino primário dos 4 aos 8 anos de idade aqui no Brasil, a educação é a base de uma sociedade. “Esse projeto visa garantir que as famílias que mais sofreram economicamente com a pandemia consigam atender aos cuidados necessários para as aulas presenciais, ajudando assim, que suas crianças possam seguir na escola. A Embaixada do Reino dos Países Baixos se orgulha em apoiar esta iniciativa da CVB, e acredita que o projeto possa servir de base para outras regiões com risco de evasão escolar”.
Mais informações
Ana Luiza Serrão, Cruz Vermelha Brasileira, (85) 98905-0807, comunicacao@cvb.org.br, www.cruzvermelha.org.br
Remon Daniel Boef, Embaixada do Reino dos Países Baixos, (61) 98134-9389, remon.boef@minbuza.nl, www.holandaevoce.nl/o-seu-pais-e-os-paises-baixos/brasil