Para combater insegurança alimentar pelo Brasil, Cruz Vermelha fornece cartão alimentação a 920 famílias

06/10/2021 Por: Ana Luiza Serrão Fotos: André Benício

Cartão Alimentação

Em meio a circunstâncias de fome e de insegurança alimentar potencializadas pela pandemia do novo coronavírus, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) irá beneficiar aproximadamente 920 famílias vulneráveis com um cartão alimentação em pelo menos três estados da Federação: Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

O repasse de verbas foi financiado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC, em inglês) no total de 80 mil francos suíços ou 471 mil reais em média, a depender da cotação diária. A iniciativa, que surgiu em junho de 2021, fornecerá R$ 500 fracionado em dois meses a pessoas de baixa renda assistidas pelo órgão.

A seleção feita pela CVB, em parceria com secretarias de assistência social locais, inclui mães provedoras do lar, famílias com mais de quatro pessoas sob o mesmo teto ou vivendo em estruturas precárias, como a falta de saneamento básico. Essa população receberá ainda orientações nutricionais.

A ação integra a Operação Estamos Prontos da instituição, iniciada no mês de março do ano passado, e já estava realizando outros trabalhos direcionados à segurança alimentar, com entregas de refeições quentes e de cestas básicas a grupos em situação de vulnerabilidade, com base em um estudo detalhado das necessidades enfrentadas.

Segundo o presidente da CVB, Júlio Cals, a atividade surgiu após um longo planejamento por meio de avaliações de viabilidade. “Nós sabemos que a população brasileira tem enfrentado diversas dificuldades durante a pandemia e notamos a necessidade de atuar ainda mais no enfrentamento à fome e à insegurança alimentar no País”.

Neste sentido, as filiais da Cruz Vermelha Brasileira ponderaram critérios dos impactos pandêmicos, especialmente com análises de riscos e especificidades do público alvo a ser atendido.

No mês de outubro, os estados do Ceará e do Maranhão foram os primeiros a receberem os cartões de alimentação, iniciando a sua distribuição. Já em novembro será a vez do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.

No Ceará, a previsão é de atender 249 famílias em Caucaia, Itapipoca, Uruburetama, Palhano e Tejuçuoca. Em relação ao Maranhão, serão fornecidos cartões a 200 famílias em São Luís, entre os bairros São Francisco, Vila Palmeira, Coroadinho, Barreto e Balsas.

No Rio Grande do Norte é estimado que 220 pessoas sejam contempladas nas cidades de Natal, Ceará Mirim, Currais Novos e Mossoró. Já no Distrito Federal serão 240 famílias nos bairros Sol Nascente e Favelinha.

Leia mais sobre:
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link