Para ajudar enfrentamento da Covid-19, CICV e Cruz Vermelha Brasileira doam EPIs a municípios do país

17/12/2021 COVID-19 Por: Cruz Vermelha Brasileira

04.10 - CE (15)

Municípios beneficiados são parceiros do Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS); iniciativa busca dar condições e valorizar profissionais da linha de frente

Brasília e Rio de Janeiro (CICV e CVB) – Atentos às necessidades dos profissionais que atuam prestando serviços essenciais à população em meio à pandemia de Covid-19, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) fizeram duas rodadas de doações de materiais de higiene e proteção e caixas térmicas para o estoque de vacinas a cinco municípios brasileiros. O volume doado ultrapassa 383 mil itens – máscaras triplas descartáveis (83.500 unidades), luvas cirúrgicas (112.800 unidades) e 12.300 litros de álcool em gel 70%, entre outros materiais – e beneficia as cidades de Duque de Caxias (RJ), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Vila Velha (ES).

“Oferecer aos trabalhadores da linha de frente na resposta à pandemia de Covid-19 no Brasil insumos adequados para garantir segurança em suas funções é um gesto de apoio e valorização de profissionais que estão trabalhando exaustivamente há quase dois anos contra essa doença”, afirma o chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Eliott Wood.

Segundo o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, é imprescindível viabilizar e facilitar mecanismos em prol da saúde no período da pandemia. “Neste caso, a atuação conjunta entre a CVB e o CICV possibilita que cada vez mais vidas sejam preservadas. É uma forma de exercer a responsabilidade social com a população e ajudar a conter o coronavírus, que, apesar de ter sido minimizado atualmente, ainda é um motivo de cautela e preocupação entre todos”, destaca.

04.10 - CE (13)

Os cinco municípios beneficiados já são parceiros do CICV na implementação da metodologia Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais, que busca prevenir e mitigar os impactos da violência armada a esse tipo de serviço. A resposta conjunta se dá diante do protagonismo da CVB no apoio ao enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Embora sejam organizações independentes entre si, CICV e CVB fazem parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, maior rede humanitária do mundo. Ações conjuntas feitas em cooperação pelos diferentes entes do Movimento aumentam o impacto humanitário no país.

“A doação das caixas térmicas permitiu diversificar os pontos de vacinação, além de facilitar a imunização de acamados/portadores de necessidades especiais, feita por nossas equipes da estratégia saúde da família”, conta a subsecretária de Saúde e diretora do Departamento de Atenção Primária de Duque de Caxias (RJ), Flávia Costa. Para ela, a doação das caixas e dos equipamentos de proteção individual contribuem para o enfrentamento à nova realidade trazida pela pandemia.

Sobre o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil

O CICV atua em mais de 100 países, inclusive no Brasil, com a missão de levar proteção e assistência a vítimas de conflitos armados e violência armada. A organização tem sede na Suíça e mantém uma delegação em Brasília, que cobre o Brasil e os países do Cone Sul. A Delegação conta ainda com escritórios em Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo. Além de difundir o Direito Internacional Humanitário, o CICV tem como principais prioridades no Brasil oferecer respostas ou assessoria às autoridades na resposta às consequências armadas da violência armada e também aos impactos da migração.

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira (CVB)

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

04.10 - CE (17)

Mais informações

Sandra Lefcovich, CICV Brasília, (61) 98175-1599, slefcovich@icrc.org

Ana Luiza Serrão, Cruz Vermelha Brasileira, (85) 98905-0807, comunicacao@cvb.org.br

www.cicv.org.br

www.cruzvermelha.org.br

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link