No Dia do Índio, Cruz Vermelha Brasileira Amazonas faz ação pela vida em aldeias indígenas

19/04/2018 Amazonas Por: Lucas Coelho

Em virtude das comemorações alusivas ao Dia do Índio, a Cruz Vermelha Brasileira Amazonas (CVBAM) realizou nas comunidades indígenas localizadas no município de Manacapuru, interior do Amazonas, o curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. A ação teve o objetivo de diminuir os casos de morte e sequelas causados pelo atendimento impróprio às vítimas em situações de sinistro.

A atividade foi antecedida de reunião com os representantes das aldeias indígenas para esclarecer e apresentar o papel da Cruz Vermelha Brasileira e a forma do treinamento, respeitando as crenças e para que houvesse também uma troca simultânea de conhecimento.

Toda essa primeira comunicação foi de extrema importância para que não houvesse o rompimento na barreira cultural, respeitando assim as tradições indígenas e, a partir do consentimento deles, a instituição pudesse então iniciar as suas atividades.

IMG_E9618

As tribos indígenas que participaram do curso foram Guiribé, Katxipiri, Tururukariu-ka, Jatuarana, Surá, Sahu Apê e Patauá, puderam durante o dia inteiro aprender de forma teórica e pratica os cuidados primários em acidentes, estando aptos a prestar os primeiros socorros em suas comunidades.

Segundo o Tuxaua Campoari, os casos em que pessoas ficaram com lesões sérias por não receberem de forma correta os atendimentos de Primeiros Socorros, devido à falta de conhecimento básico dos que se prontificaram a socorrer.

IMG_9443

“Por morarmos no meio da floresta, sentimos dificuldades em se deslocar de imediato para fazer os atendimentos, temos poucos recursos para realizar atendimentos em casos mais graves. A partir do treinamento que recebemos, pudemos perceber que estamos cercados de material ao nosso redor que podem ser utilizados para realizamos os primeiros procedimentos. Agradeço em nome de todos os parentes e as aldeias que aqui puderam participar do curso, agradecemos também à CVBAM que se deslocou até aqui para nos ensinar de forma correta sa como atuar,” relatou o Tuxaua Campoari.

IMG_0057IMG_0421

A Cruz Vermelha Brasileira Amazonas finalizou a missão com o sentimento de dever cumprido e ciente que todos puderam assimilar os conteúdos de forma fácil e irão a partir de agora atuar de forma correta nos atendimentos de primeiros socorros, cumprindo mais uma vez seu papel de atenuar o sofrimento humano, respeitando os princípios da instituição, podendo levar conhecimento para a população indígena de difícil acesso.

IMG_E9609

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link