Dia Mundial de Cruz Vermelha é comemorado em todo o país

08/05/2017 Por: Jorge Velloso

Com atividades promovidas em todo o Brasil pelas filiais estaduais e municipais da Cruz Vermelha Brasileira, comemora-se hoje o Dia Mundial da Cruz Vermelha. O 8 de maio é a data do nascimento do suíço Henry Dunant, que, há 154 anos, fundou a mais importante instituição de ajuda humanitária do mundo.

A Cruz Vermelha foi fundada em 1863. Quatro anos antes, em 1859, Henry Dunant, após cruzar o norte da Itália, liderou diversos esforços de socorro em favor de centenas de soldados feridos na batalha de Solferino, sem discriminar a cor das fardas.

Com a ajuda de quatro outros suíços e o apoio do governo local, há 154 anos foi fundada esta organização que hoje está presente em 190 países, cuidando de comunidades afetadas por catástrofes naturais, doenças, pobreza, fome, guerras e outros tipos de violência.

O Movimento Internacional é composto por três membros: o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o conjunto das 190 sociedades nacionais que compõem a Federação.

Capa Facebook - Dia Mundial da Cruz Vermelha 2

Parte do Movimento Internacional, a Cruz Vermelha Brasileira, fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

Ao atuar em várias frentes, como a assistência psicossocial e primeiros socorros, é comum ouvir-se que a Cruz Vermelha é a primeira a chegar e a última a sair. Enquanto houver vulnerabilidade, voluntários da instituição estarão presentes, mesmo quando o assunto deixa de fazer parte do noticiário.

Semelhante ao que aconteceu em 2016, quando foi criado o Projeto Zika, este ano a Cruz Vermelha Brasileira está atuando também na prevenção e combate à febre amarela. Conforme aconteceu no ano passado, a instituição voltou a se beneficiar do Fundo de Resposta a Desastres e Emergências da Federação Internacional, que aumenta a capacidade de ajuda aos brasileiros que se encontram nas áreas de risco de transmissão da doença.

As principais ações acontecem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, onde houve o maior número de casos da doença. Além de ter participado da vacinação em algumas cidades do Rio de Janeiro, inclusive em Casimiro de Abreu, onde aconteceu o registro do primeiro óbito no estado, voluntários também foram treinados por coordenadores de diversos departamentos da CVB, para atuação em São Paulo e Minas.

Além da impressão de vasto material informativo, para distribuição em diversas comunidades, também foram produzidos vídeos, spots para rádios e até um teatro de fantoches, para que as crianças aprendam as principais informações sobre prevenção e combate à febre amarela.

Leia mais sobre: , , , , ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link