A Cruz Vermelha Brasileira, com base em seu compromisso com a transparência, vem a público prestar contas da campanha de arrecadação realizada para atender as necessidades da instituição nas ações realizadas da cidade de Brumadinho, onde houve o rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale.
Em menos de três dias, a campanha, realizada em parceria com a plataforma de pagamentos digitais PicPay, arrecadou R$ 180.565,47. O objetivo da arrecadação era garantir o trabalho das equipes da instituição e de seus voluntários em campo.
Ao todo, foram utilizados R$ 126.436,44, dos quais R$ 46.867,54 custearam despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação das equipes em campo. A maior parte dos recursos (R$ 79.569,00) foi aplicada pelo Órgão Central na compra de equipamentos de resgate para a filial de Minas Gerais, com o objetivo de dar suporte às equipes que auxiliaram diretamente nas operações de campo.
A equipe enviada pelo Órgão Central, composta de especialistas em saúde e atendimento psicossocial, trabalhou no atendimento à população atingida pela tragédia, especialmente no apoio psicológico, a pedido das autoridades municipais.
Conforme anunciado durante a campanha de arrecadação, os recursos não utilizados R$ 54.129,03 foram direcionados à criação do Fundo Nacional e Permanente de Desastres e Catástrofes da Cruz Vermelha Brasileira, que será acionado em situações emergenciais.