Cruz Vermelha Brasileira inicia nova campanha contra a febre amarela

17/01/2018 Por: Fátima Freitas Fotos: Divulgação

Moradores de Nova Friburgo recebem repelentes e orientação de prevenção à doença

A luta contra a febre amarela ganhou reforço no último domingo, dia 14 de janeiro, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O bairro de São Geraldo foi visitado por 27 voluntários da Cruz Vermelha Brasileira – filial Nova Friburgo. Eles estiveram em 250 residências com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção da febre amarela.

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA INICIA NOVA CAMPANHA CONTRA A FEBRE AMARELA (2)

Todos os moradores visitados receberam repelentes e panfletos educativos destacando a importância de combater os criadouros do mosquito, que também transmite a chikungunya, zika, dengue, dentre outras doenças. Esta ação também teve um diferencial: para o controle e coleta dos dados foi utilizado o ODK Collect, ferramenta que possibilita coletar dados precisos em tempo real. De simples utilização, o aplicativo tornou prática, além de mais segura, a coleta e distribuição dos dados.

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA INICIA NOVA CAMPANHA CONTRA A FEBRE AMARELA (1)Ao receberem repelentes e materiais informativos, todos os moradores responderam a um questionário com os dados da família. Com isso, no final da ação, o aplicativo gerou gráficos que possibilitaram a equipe da Cruz Vermelha Brasileira visualizar informações importantes, como, por exemplo, que das famílias entrevistadas, 58% não haviam se vacinado contra febre amarela.

O ODK Collect é uma importante ferramenta que vem sendo usada pela Cruz Vermelha Brasileira. Em Nova Friburgo, voluntários da instituição foram capacitados, pela equipe do Órgão Central, no último sábado, 13 de janeiro, e também no aplicativo Mega V, utilizado para distribuição de doações. Todos os trabalhos foram realizados pela filial Nova Friburgo em parceira com a filial Rio de Janeiro, que contaram com o apoio do Órgão Central.

A prevenção à febre amarela é um trabalho constante e de ação conjunta. Por isso, no próximo fim de semana, 20 e 21 de janeiro, voluntários da Cruz Vermelha Brasileira – filial Petrópolis farão novas visitas domiciliares com entregas de repelentes e orientação de prevenção à febre amarela.

Leia mais sobre:
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link