Cruz Vermelha Brasileira e Cruz Vermelha Portuguesa implementam parceria para migrações mais seguras e informativas

04/11/2021 Internacionais Por: Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB), por meio da filial de Minas Gerais, implementará o projeto Info Migrante com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), via Delegação de Braga, para promover processos migratórios mais seguros, responsáveis e informativos a cidadãos brasileiros, residentes no estado mineiro, que têm o desejo de mudar para a cidade de Braga, em Portugal, localizada a aproximadamente 360 km da capital Lisboa.

O programa é de responsabilidade do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (Claim) de Braga e conta com financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (Fami), apoiando os migrantes em suas tomadas de decisões e promovendo a disseminação de informações seguras e atualizadas sobre o processo migratório através de uma equipe de profissionais especializados.

Além de esclarecer procedimentos legais essenciais, o intuito do Info Migrante é detalhar a organização territorial de Braga, as condições e as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, à habitação, à saúde, à educação e à cultura, que são variáveis essenciais à integração no processo migratório.

Dessa maneira, com a implementação do planejamento, serão realizadas sessões de esclarecimento e de capacitação previamente agendadas com a população, bem como atendimentos individuais com as pessoas interessadas na migração.

A coordenadora do Info Migrante e do Claim, Sónia Diz, pontua que a parceria é fundamental para o projeto, que visa alcançar, apoiar e acolher o maior número de cidadãos no procedimento migratório, a fim de capacitá-los e, assim, minimizar os riscos adversos. “Queremos contribuir para uma integração digna, que ofereça igualdade de oportunidades para todos(as)”, conclui.

Mais informações
Site: www.infomigrante.net
E-mail: dbraga.infomigrante@cruzvermelha.org.pt
Contato: (+351) 253 208 870

Leia mais sobre: ,
Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link