Em reunião presidida na sede da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro, o presidente nacional, Julio Cals, assinou o termo de parceria com os Escoteiros do Brasil. Duas instituições centenárias, atuantes no Brasil e no mundo, a partir de agora, irão desenvolver juntas atividades direcionadas às pessoas que mais necessitam de atenção e ajuda humanitária.
Partindo dessa celebração, uma série de atividades serão realizadas no Brasil pelas instituições. A Cruz vermelha Brasileira Amazonas ministrou nesse último sábado (14), o curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida para os Escoteiros do Amazonas, que receberam a capacitação dos profissionais da saúde, médicos e enfermeiros da instituição que desenvolveram a parte teórica e prática da formação.
“Essa parceria além de fomentar o conhecimento da doutrina de Primeiros Socorros emendada pela Cruz Vermelha Brasileira, também vem fortalecer os laços institucionais entre a Filial Amazonas e o grupo de Escoteiros do Amazonas. Fazendo assim o crescimento das duas instituições e propagando ainda mais a cultura de prevenção, além de estar também alinhados com as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Órgão Central”, disse o Presidente Estadual, Mário Aníbal.
“Um grupo voluntários escoteiros adultos puderam participar da capacitação e puderam sair com uma boa impressão pois o curso foi de fundamental importância na capacitação desses adultos. Estando agora mais preparados, tenho a plena certeza que serão multiplicadores e estarão mais alertas como é nosso lema, para poder atuar e preparados para salvar vidas. Estamos planejando junto à diretoria da CVBAM uma segunda etapa para trabalhar o curso voltado para os nossos membros juvenis (adolescentes e jovens), para que os mesmos sejam capacitados e possam conquistar a etapa de progressão”, relatou o diretor regional de métodos educativos, Paulo França.
Quem participou, junto a um grupo de novos voluntários, cumprindo mais uma etapa de formação, foi o voluntário da comunidade do Caramuri, Sildomar Pires. Ele recebeu a capacitação em atendimentos primários de primeiros socorros, podendo, a partir agora, atuar de forma correta em situações de emergência na sua comunidade quando necessário e a transmitir o conhecimento adquirido no curso para os demais moradores.