Com objetivo de qualificar e padronizar atendimentos das ações humanitárias, voluntários da filial do Amazonas da Cruz Vermelha Brasileira participaram, no último sábado, do Curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. Promovido por instrutores da filial, foi realizado na Faculdade Salesiana Dom Bosco, zona Leste da capital.
A equipe com cinco instrutores e um monitor possui bombeiros, enfermeiros e médicos, que trabalham em conjunto para melhor assistir os participantes.
O objetivo do treinamento é preparar o aluno para atuar no primeiro atendimento às vítimas, sabendo identificar as necessidades, prestando apoio psicossocial, com atenção às regras básicas de segurança.
O curso trabalha com o método construtivista, onde o aluno interage com o instrutor, para que, juntos, possam colocar em prática, com simulações, o assunto ministrado, para melhor fixar o conhecimento.
A Cruz Vermelha é a principal educadora e prestadora de Primeiros Socorros no mundo. O curso da filial do Amazonas segue as diretrizes da Federação Internacional, que há mais de 100 anos é líder na criação de padrões de treinamento e na elaboração de diretrizes.