Cruz Vermelha Brasileira alerta sobre riscos à saúde causados pela automedicação

05/05/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica, de acordo com pesquisa 

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, data que promove a conscientização sobre os riscos da automedicação à saúde. Em relatório divulgado por entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), a automedicação deve matar 10 milhões de pessoas no mundo até 2050. Para o Conselho Federal de Farmácia (CFF), esse já é um hábito de 77% dos brasileiros. 

O Coordenador Nacional da Saúde da Cruz Vermelha Brasileira, Djair Soares, alerta sobre os riscos envolvidos na automedicação. “O fácil acesso a medicamentos do público dificulta conscientizar as pessoas a procurarem um médico antes de se medicarem. É importante entender que existe o risco de morte, seja por intoxicação provocada por uso exacerbado de um fármaco ou por piora do quadro sintomático do enfermo”, afirma. 

É importante que a população esteja consciente de buscar orientação médica prévia ao sentir qualquer sintoma. Além dos riscos já citados, muitos medicamentos comuns, quando usados de forma indiscriminada, podem provocar resistência. O Conselho Nacional de Saúde afirma que alguns medicamentos, ao terem utilização inadequada, podem causar resistência do organismo a substâncias que tratam infecções ou outras doenças. 

Abaixo-assinado 

Além da questão da automedicação, muitas pessoas têm dificuldades para conseguir adquirir remédios por questões financeiras, dificultando o acesso democrático a esses mecanismos de saúde, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em meio a circunstâncias pós-pandemia de Covid-19, as quais afetaram a economia. 

O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira pontua sobre o tema: “nós sabemos que existem inúmeras pessoas sofrendo pela falta de medicação, pessoas que não têm dinheiro suficiente nem para se manter, e a nossa instituição quer justamente oferecer amparo e ajudar na promoção da saúde desse povo”, relata Júlio Cals. 

A partir dessa problemática, a Cruz Vermelha Brasileira criou um abaixo-assinado em apoio ao Projeto de Lei (PL) Nº 4.719/2020 defendendo a isenção tributária de remédios a entidades reconhecidas como de utilidade pública. A petição já conta com mais de 15 mil assinaturas até esta quinta-feira (5) e pode ser acessada através do link: https://chng.it/sfrZdrQNdt. 

A organização segue pedindo o apoio das pessoas para compor o abaixo-assinado e, assim, ajudar cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visto que está previsto que esses medicamentos, ao serem recebidos pelas entidades, só podem ser usados para atividades assistenciais e sem fins lucrativos. 

Sobre a Cruz Vermelha Brasileira 

A Cruz Vermelha Brasileira é uma das mais de 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. 

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link