A Cruz Vermelha Brasileira comunica que não está recebendo doações para Brumadinho em nenhuma de suas filiais, a pedido das autoridades locais, que afirmam que o estoque de donativos atual já é suficiente para atender à demanda.
A população deve ficar atenta a falsos pedidos de doação. Qualquer solicitação feita em nome da Cruz Vermelha Brasileira deve ser ignorada e, se possível, reportada às autoridades policiais para que os responsáveis sejam investigados.
A instituição abriu, entre sábado (27) e domingo (28), uma campanha, em parceria com o aplicativo Pic Pay, que arrecadou o valor de R$180.565,47. Os recursos serão utilizados para manter equipes do Órgão Central em campo, apoiar a filial estadual, bem como para a criação de um Fundo Permanente de Desastres, que está sendo criado para situações de emergência.
A CVB agradece a ajuda e informa que vai prestar contas de todos os valores arrecadados, em consonância com as práticas mais modernas de transparência. Por fim, o Órgão Central reforça que suas equipes cumprem o papel fundamental, determinado em estatuto, de normatizar, apoiar e coordenar esforços nas missões da Cruz Vermelha Brasileira, além de fiscalizar e regular as atividades das filiais estaduais, assim como criar programas de abrangência nacional.
Nesse momento delicado, a Cruz Vermelha Brasileira é tão mineira como nos sentimos cada um de nós, cidadãos brasileiros. Você também pode fazer parte da CVB e contribuir de forma ativa em situações em que a vida humana precisa de apoio: procure a filial do seu estado e seja um voluntário!