Cruciais no tratamento contra a Covid-19, dez capacetes Elmo são doados ao Hospital São José pela Cruz Vermelha Brasileira

02/12/2021 COVID-19 Por: Ana Luiza Serrão Fotos: André Benício

AND_0675

A Cruz Vermelha Brasileira doou dez capacetes Elmo ao Hospital São José (HSJ), em Fortaleza (CE), no último dia 26. Os equipamentos, usados no tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, auxiliam no tratamento da doença por meio da respiração artificial não invasiva. Os materiais têm sido considerados fundamentais para evitar a intubação de pessoas com dificuldades respiratórias.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, o Elmo atua em torno da cabeça dos pacientes, disponibilizando oxigênio com auxílio de pressurização, podendo ser desinfectado e reutilizado, reduzindo em até 60% a necessidade de internação em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).

De acordo com o diretor-geral do HSJ, Edson Buhamara, “a iniciativa da Cruz Vermelha é uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pelo  Hospital São José. A pandemia ainda não acabou e nós continuamos atendendo pacientes com Covid-19. Portanto, os novos capacetes Elmo são importantes para reforçar o estoque da unidade, tendo em vista que os aparelhos precisam ser substituídos gradualmente”, afirma o gestor. 

Conforme informações da assessoria do Hospital, a unidade já alcançou resultados positivos com o uso do capacete Elmo em pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19 internadas anteriormente no local. Até o momento, cerca de 400 pacientes utilizaram o equipamento, cujo idealizador é o médico Marcelo Alcântara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Para o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, o momento transparece a união de forças em prol da ajuda humanitária. “Ficamos muito felizes ao repassar os recursos que recebemos àqueles que precisam, especialmente no âmbito da saúde, com a doação dos capacetes Elmo. É um equipamento que salvou a minha vida enquanto estive internado com a Covid-19 e espero que possa salvar a vida de muitas outras pessoas em nosso Estado”, destaca o dirigente.

Os capacetes Elmo foram disponibilizados à CVB por meio de repasses da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e do banco Nubank, sendo doados em diversos estados brasileiros. Neste sábado (27), por exemplo, o Governo do Estado de Goiás irá ganhar 38 capacetes da instituição humanitária. Já no Ceará, outras unidades de saúde serão beneficiadas com os equipamentos durante as próximas semanas.

Assine nossa newsletter

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f248:ca:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link