A Cruz Vermelha Brasileira doou dez capacetes Elmo ao Hospital São José (HSJ), em Fortaleza (CE), no último dia 26. Os equipamentos, usados no tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, auxiliam no tratamento da doença por meio da respiração artificial não invasiva. Os materiais têm sido considerados fundamentais para evitar a intubação de pessoas com dificuldades respiratórias.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, o Elmo atua em torno da cabeça dos pacientes, disponibilizando oxigênio com auxílio de pressurização, podendo ser desinfectado e reutilizado, reduzindo em até 60% a necessidade de internação em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).
De acordo com o diretor-geral do HSJ, Edson Buhamara, “a iniciativa da Cruz Vermelha é uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pelo Hospital São José. A pandemia ainda não acabou e nós continuamos atendendo pacientes com Covid-19. Portanto, os novos capacetes Elmo são importantes para reforçar o estoque da unidade, tendo em vista que os aparelhos precisam ser substituídos gradualmente”, afirma o gestor.
Conforme informações da assessoria do Hospital, a unidade já alcançou resultados positivos com o uso do capacete Elmo em pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19 internadas anteriormente no local. Até o momento, cerca de 400 pacientes utilizaram o equipamento, cujo idealizador é o médico Marcelo Alcântara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Para o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals, o momento transparece a união de forças em prol da ajuda humanitária. “Ficamos muito felizes ao repassar os recursos que recebemos àqueles que precisam, especialmente no âmbito da saúde, com a doação dos capacetes Elmo. É um equipamento que salvou a minha vida enquanto estive internado com a Covid-19 e espero que possa salvar a vida de muitas outras pessoas em nosso Estado”, destaca o dirigente.
Os capacetes Elmo foram disponibilizados à CVB por meio de repasses da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e do banco Nubank, sendo doados em diversos estados brasileiros. Neste sábado (27), por exemplo, o Governo do Estado de Goiás irá ganhar 38 capacetes da instituição humanitária. Já no Ceará, outras unidades de saúde serão beneficiadas com os equipamentos durante as próximas semanas.