(Português do Brasil) Setembro Amarelo: Cruz Vermelha Brasileira inicia campanha sobre saúde mental nas redes sociais

06/09/2022 Por: Cruz Vermelha Brasileira

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

IMG_0825 (1)

Saúde mental é uma expressão constante no dia a dia e vai muito além da ausência de transtorno mental ou emocional, pois se relaciona com bem-estar subjetivo. É a apreensão e vivência do autocuidado e do cuidado com o próximo, estando ligada também à autorrealização emocional e intelectual de uma pessoa.

No mês de setembro, a Cruz Vermelha Brasileira está realizando uma campanha sobre Saúde Mental por meio de parceria com a Meta, a qual concedeu créditos para anúncios nas redes sociais, dando visibilidade ao tema e conscientizando as pessoas sobre a importância de se conversar sobre o assunto.

Haverá uma sequência de posts informativos nas redes sociais da CVB (Instagram e Facebook) ao longo de todo o mês. A escolha pelo meio digital é uma estratégia para alcançar mais pessoas, trazer notoriedade e ampliar a reflexão sobre a temática, tendo em vista a vasta utilização das plataformas digitais através da internet.

As postagens relacionadas à saúde mental trarão uma abordagem diferente ao manejo dos desconfortos emocionais. Em sua maioria, campanhas preventivas tendem a abordar o transtorno em uma perspectiva de adoecimento.

A Cruz Vermelha Brasileira trará, de forma mais simples, informações sobre como lidar com o sofrimento e como ajudar as pessoas que estão passando por ele sob uma ótica de humanização da dor emocional, como algo que todos estão suscetíveis a sentir e enfrentar no cotidiano.

As comunicações têm o objetivo de prevenir, conscientizar e estimular a busca por um especialista para acolher a demanda conforme a necessidade individual de quem procurar ajuda. Portanto, o objetivo da atividade não é substituir o acompanhamento profissional, que pode ser encontrado nas redes de atenção psicossocial dos estados ou nas clínicas escola das universidades.

Para acessar os serviços de Saúde Mental gratuitos da Rede de Apoio Psicossocial, recomenda-se a busca pela Unidade Básica de Saúde mais próxima para o acesso às necessidades não urgentes de Saúde Mental, para receber atendimento ou, se for o caso, solicitar orientações mais específicas sobre qual componente da RAPS seria o mais adequado para sua demanda.

Além dessa opção, é possível procurar diretamente um CAPS para orientações específicas sobre qual componente melhor atenderá sua demanda.

Considerando a disponibilidade de atendimento de baixo custo, diversas universidades espalhadas pelo país trabalham com a modalidade de estágio nos cursos de psicologia, nos quais os alunos compõem uma equipe de atendimento na Clínica Escola. Os atendimentos nesta modalidade de Clínica acontecem com cobranças de baixo custo, ou até mesmo gratuitos, e podem ser encontrados em universidades públicas e privadas.

Por fim, Código de Ética do Profissional Psicólogo permite o atendimento voluntário (gratuito), dadas as devidas ressalvas éticas da oferta do serviço. Com isso, é possível encontrar atendimento gratuito por parte de diversos profissionais que se dispõem, mais comumente em ONGs, para acolhimento das demandas de quem não pode pagar pelo atendimento.

Conte sempre com a Cruz Vermelha Brasileira.

 

Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Username field is empty.

close-link