(Português do Brasil) Riscos, Desastres e Emergências
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
Os Programas Humanitários da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) são um conjunto de iniciativas de caráter continuado que visam garantir o alcance dos objetivos e estratégias definidos em quatro temáticas humanitárias emergenciais. Dessa forma, os Programas têm caráter permanente, sendo revisados e readequados a cada dois anos, alinhados ao planejamento estratégico institucional.
Os quatro programas irão contar com um fundo de recurso para que auxilie as nossas respostas nessas quatro temáticas, devendo contar com grande parte de parceiros possíveis, elaborando propostas de projetos e protocolos para acionamento.
Riscos, Desastres e Emergências
O trabalho da estrutura de gestão integral de riscos e desastres da Cruz Vermelha Brasileira, na área de recuperação, também possibilita abordar riscos e vulnerabilidades futuras, a exemplo:
- Trabalho e preparo preventivo
- Adaptação às mudanças climáticas, oferecendo infraestrutura mais segura, fortalecendo sistemas sociais
- Revitalização dos meios de subsistência
- Proteção do meio ambiente.
O programa visa salvar vidas, reduzir o sofrimento e preservar a dignidade humana, por meio de ações de fortalecimento da capacidade direta de indivíduos e comunidades para reduzir riscos, intervir em desastres e se recuperar deles. Todas as ações são alinhadas laboração dos protocolos de ação alinhados a Politica Nacional de GRD.
Projetos Abertos para financiamento:
- Campanha de Arrecadação (donativos) para apoio em áreas afetadas
- Gestão de riscos e respostas a desastres in loco e suas linhas de trabalho
- Atuação em desastres e emergências de forma autônoma e/ou como auxiliar do poder público, realizando avaliação de danos, necessidades, capacitação de percepção de riscos e desastres, participação e mobilização comunitária, gestão de abrigo temporário, gestão de voluntariado, gestão de doação, apoio no atendimento em saúde em desastres, prestação de primeiros socorros, apoio psicossocial e primeiros socorros psicológicos.
- Recuperação Pós Desastre
- Respostas definitivas pós desastres, tais como:
- Reconstrução de obras danificadas ou totalmente destruídas
- Ações de distribuição de donativos
- Ações necessárias de acordo com avaliação de reconstrução.