(Português do Brasil) Programa Juventude da Cruz Vermelha das Américas leva esperança de uma nova realidade para os jovens

16/08/2018 Por: Gabriela Uchôa Fotos: Divulgação

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Atualmente a América Latina contém o maior número de jovens da história do continente.  A região conta com o “bônus demográfico”, onde a maioria da população está na idade de estudar, trabalhar e produzir.

São mais de 140 milhões de jovens e adolescentes na América Latina e no Caribe que vivem em uma situação paradoxal. Embora possam desfrutar de um enorme potencial para contribuir socialmente e criar um futuro sustentável, eles fazem parte de uma geração que sofre com a marginalidade, violência e pobreza, que afeta quase um terço da população jovem.

A maternidade na adolescência é outro problema que atinge essa parte da população. Moças de 15 a 19 anos fazem parte de uma grande porcentagem de jovens que enfrentam gravidezes indesejadas, e a maioria são mães solteiras e pobres. Esses dados são consequência da falta de acesso à educação de parte da população latina. Mulheres indígenas e jovens afrodescendentes das áreas rurais mostram assistência e conclusão de estudos inferior a qualquer outro grupo.

A América Latina é considerada a região mais violenta do mundo, as realidades que os jovens vivem são o reflexo desse contexto. Situações de violência urbana, violência de gênero, violência doméstica, automutilação e comportamentos suicidas podem ter como consequência processos de segregação e fragmentação social.

O Programa Juventude da Cruz Vermelha das Américas tem como objetivo treinar jovens com os valores e princípios da maior instituição humanitária do mundo para trabalhar nas áreas sociais de suas comunidades.  O projeto leva a promoção da saúde, proteção do meio ambiente, cultura de paz, liderança juvenil, prevenção de desastres, inclusão social, entre outros. Estas ações contribuem na luta para cobrir as necessidades e questões sociais presentes nos países latinos.

juventude

Leia mais sobre: , ,
Suscribirse a nuestro boletín de noticias

CURTA-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

cURL error 7: Failed to connect to 2a03:2880:f205:2c4:face:b00c:0:43fe: Network is unreachable

close-link